Laboratório

Ensaios microbiologicos e biodegradibilidade

Thursday, April 2, 2020
Ensaios microbiologicos e biodegradibilidade


Enaios de Biodegradibilidade
O calçado “ecológico”, “mais amigo do ambiente” ou “biodegradável” são produtos que surgem no mercado para um segmento específico de consumidores (em crescimento) que têm preocupações e maior e foque nas questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Para atender às necessidades das empresas que pretendam desenvolver materiais e produtos que gerem menor impacto ambiental quando descartados ao meio ambiente, o CTCP disponibiliza metodos de avaliação da desintegração em condições de compostagem em couros, têxteis, solas e calçado completo, nomeadamente:
- Método para avaliar o grau de desintegração de materiais quando expostos a condições de compostagem em escala laboratorial.
- Método para a determinação da biodegradabilidade aeróbia baseada em compostos orgânicos, sob condições de compostagem controladas por medição da quantidade de dióxido de carbono libertado e o grau de desintegração da matéria no final do teste.

Ensaios Microbiológicos
O crescimento dos microrganismos no calçado permite a formação de odores desagradáveis, manchas, descoloração e perda de propriedades funcionais. Para solucionar estes problemas o CTCP tem vindo a desenvolver materiais com propriedades antibacterianas e antifúngicas para aplicação no calçado, no sentido de melhorar o conforto e bem-estar dos utilizadores.

Para melhor aconselhar as empresas, o CTCP realiza ensaios de avaliação da redução do crescimento de bactérias e fungos, em materiais para interior e exterior do calçado, de forma a perceber quais os melhores materiais e/ ou tratamentos que evitem o desenvolvimento e propagaçãode microrganismos no calçado.

81

última atualização Wednesday, May 20, 2020

Voltar