Newsletter n. 4 / Mar 2023
Workshop: Design Thinking

Workshop: Design Thinking

22março | 14:30h - 17:00h | CTCP São João da Madeira

O Design Thinking (DT) é uma abordagem centrada no ser humano, para resolver problemas usando criatividade e inovação. Concentra-se nas necessidades do utilizador final e ajuda a encontrar soluções “fora da caixa”.

Na última década, o DT estabeleceu-se como um método de inovação nas organizações. Tem sido aplicado no desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio. O Design Thinking baseia-se na compreensão das necessidades profundas de diferentes perfis de stakeholders, desviando o foco de um process-oriented model para um people-oriented model, garantindo a qualidade da experiência de todas as partes interessadas.

Para abordar este tema, o CTCP vai promover, no próximo dia 22 de março, no CTCP em São João da Madeira, entre as 14:30h às 17:00h o Workshop: Design Thinking, de acordo com o seguinte programa: 

14:30h Warm-up
- Introdução ao conceito de Design Thinking e da sua importância para a inovação
- O mindset e os princípios do DT
- Apresentação do modelo Evolution62
- Aplicação de algumas técnicas DT
- Observação e Entrevistas - Brainwriting & Idea Clustering
- Prototipagem Rápida & Concept Test.
16h45 -17h00 Reflexões finais e conclusão

Objetivos
- Sensibilizar para a importância do Design Thinking em processos de inovação.
- Desviar o foco do process-oriented model para um people-oriented model.
- Melhor compreensão da importância da prototipagem rápida.
- Praticar o processo de criação coletiva em pequenos exercícios.
- Experimentar técnicas do Design Thinking.

Facilitadora
Joana Alves dos Santos, MINDSHAKE PT
Consultora e formadora em Design Thinking, com competências na área de gestão de projetos, adquiridas em diversos contextos: empresariais, ensino superior e em organizações não governamentais. Tem o MBA Executivo da Porto Business School, no âmbito do qual frequentou os Programas Executivos Internacionais “Digital Innovation & Stra[1]tegic Leadership” na University of Cornell (NY) e “Digital Transformation and Business Ethics” no IE Business School de Madrid. Licenciada em Ensino Básico pela Escola Superior de Edu[1]cação do Porto, lecionou na Universidade Nacional de Timor Leste, colaborou com a Porto Business School no Business Ignition Program para a U. Porto Inovação. Na Mindshake dedica-se atualmente a ações de formação em Design Thinking (presencial e online), à gestão de projetos, e é responsável pelas áreas da Inovação Social e da Sustentabilidade e Economia Circular

Inscrições:
A participação neste workshop não tem custos, mas carece de inscrição prévia AQUI.
INSCRIÇÕES LIMITADAS. PRIORIDADE PARA EMPRESAS.

Esta abordagem de Design Thinking, pela multiplicidade de ideias que gera, permite tirar o maior partido em impressão 3D, para criar produtos que girem em torno das necessidades dos clientes. Ajuda a reduzir custo e simplifica e agiliza o processo de prototipagem. As ideias geradas podem ser rapidamente testadas, permitindo uma boa base para selecionar os melhores produtos de acordo com as necessidades dos clientes e respetivos mercados. Este tema foi uma das áreas desenvolvidas no âmbito do projeto transnacional Erasmus + ACCESS-3DP e é por essa razão que este workshop se insere no evento final do projeto, que se realiza no dia 22 de março, no CTCP em São João da Madeira.

Para além do Workshop, no mesmo dia (entre as 17h00 e as 18h00), será promovido o Seminário: PRESENTE E FUTURO DA IMPRESSÃO 3D NO CLUSTER DO CALÇADO, onde serão debatidas as possibilidades e oportunidades futuras  da manufatura aditiva na indústria do Calçado e Moda (programa brevemente disponível).

 
 
CTCP Rodape
E-mail [email protected] / Web www.ctcp.pt
Facebook CTCP Youtube CTCP linkedin CTCP instagram CTCP