No âmbito do projeto BioShoes4all, o CTCP vai promover duas ações, de curta duração(18 horas cada), com a designação "Formação e Capacitação Avançada: O couro é sustentável", no CTCP em Felgueiras, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro 2023, entre as 16:00h e as 22:00h.
Objectivos: Desenvolver competências sobre a matéria-prima couro e suas aplicações e razões pelas quais pode ser incluído nas estratégias de sustentabilidade das empresas.
PLANO DE FORMAÇÃO
Dia 1 Esta é uma sessão dedicada à história do couro e de como se tornou um material nobre para as mais variadas aplicações. Chegaremos às razões pelas quais o couro é considerado um material sustentável e práticas de reaproveitamento.
Formador: João Carvalho, Artspace Com uma vasta experiência na área de curtumes e desenvolvimento de peles, João Carvalho é atualmente consultor técnico para o desenvolvimento de novos artigos. Criou em 2014 o projeto Artspace João Carvalho. Um espaço que junta o melhor de dois mundos: a arte e a indústria, unidas pelo design e inovação. Expõe anualmente as suas coleções em feiras de moda Internacionais. É comum participar em feiras como "Le Cuir à Paris", "Lineapelle", entre outras. Possui hoje uma vasta rede de contactos, não apenas na área dos curtumes, mas em todas as outras que dela beneficiam. Enquanto escultor, desenvolveu a coleção "NU ETERNO" exibida em galerias de arte e museus nacionais e internacionais.
PROGRAMA 16:00h Receção dos participantes, documentação Apresentação do curso, objetivos e programa Apresentação dos participantes e da equipa formadora 16:30h História do Couro 17:30h Sustentabilidade do Couro 19:00 Pausa para jantar e networking 20:00 Reaproveitamento do couro – Boas práticas na recolha, reciclagem de produtos de couro, gestão de stocks de peles e monos. 22:00h Conclusão
Dia 2 Esta sessão é dedicada ao couro como matéria-prima de várias indústrias – uma viagem ao processo produtivo e aos vários tipos de couro, suas características e suas aplicações.
Formador: António Alfredo Crispim Ribeiro Professor do Departamento de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) de 1983 a 2021, tendo sido Professor Coordenador de 2000 a 2021, assumindo a Direção do Mestrado de Engenharia Química de 2007 a 2019, e tendo sido Investigador Responsável do Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) do ISEP de 2008 a 2020. Tem desenvolvido uma atividade científica muto ligada à indústria, em particular à indústria de curtumes na qual exerceu atividade técnica de 1979 a 2004 na Monteiro Ribas Indústrias, SA. Tem participado em diversas atividades científicas como: publicação de artigos, participação em conferências, coordenação de projetos com a indústria, tendo sido responsável por uma série de projetos no âmbito do Programa IDEIA, do Programa QREN e do Portugal 2020.
PROGRAMA 16:00h O processo de transformação da pele em couro: ligeira descrição do processo de transformação da pele em couro incluindo a Conservação, Ribeira, Curtume, Tinturaria e Acabamento. O impacto ambiental: considerações sobre o impacto ambiental da indústria de curtumes e sua mitigação 19:00 Pausa para jantar e networking 20:00 Os vários tipos de couro e sua aplicação: descrição dos principais tipos de couro, em particular quanto ao tipo de curtume, e cuidados a ter na sua aplicação; Couro e sustentabilidade: avaliação de aspetos da utilização da pele e da sua transformação em couro e sua importância no conceito de sustentabilidade. 22:00h Conclusão
Dia 3 A última sessão deste curso é dedicada ao despertar da criatividade na utilizando do couro como matéria-prima de produtos de moda. Uma sessão prática que despertará todos os sentidos dos participantes, através da exposição e demonstração de novos materiais em couro, que inspirem designers e gestores de produto a fazer desta a matéria-prima de excelência para produtos de moda de alto valor acrescentado nos mercados mais exigentes.
Formadora: Marita Setas Ferro Marita Setas Ferro é fundadora e diretora criativa da marca Marita Moreno. Desde 2015 desenvolveu os acessórios (calçado e bolsas) para a sua marca. Em 2017, a marca tornou-se mais sustentável em termos de responsabilidade social, materiais utilizados, formas de produção, transparência da empresa. A marca Marita Moreno recebeu já vários prémios internacionais, nomeadamente o prémio internacional MOMAD “Moda, Sostenibilidad y Negócio”. Formadora do CTCP na área do Eco-design.
PROGRAMA 16:00h Abordagem aos ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentávels – O que precisamos para ir de encontro a estes objetivos e o que pode trazer de vantagens para as empresas EcoDesign – Definições e princípios básicos; desenvolvimento e comunicação do produto 19:00 Pausa para jantar e networking 20:00 O couro na Moda – Apresentação de tendências da Moda. Atividades práticas. 22:00h Conclusão
Jantar volante inserido na inscrição
Destinatários: gestores, designers, técnicos de desenvolvimento do produto, técnicos de sustentabilidade, entre outros ligados à gestão e marketing do produto. Prioridade para empresas do cluster do calçado. PRIORIDADE PARA EMPRESAS DO CLUSTER
A participação na formação é grátis, mas carece de inscrição AQUI. Número de inscrições limitado.
|