Nº 1 de 2018




Jovens aprendem a fazer sapatos de luxo

Começou no passado dia 15 de janeiro a oficina HIGH-END SHOE: Manufatura de Calçado de Alta Gama/Luxo -140 horas, no CTCP em São João da Madeira, com a participação de 10 jovens que têm a tarefa de produzir um par de sapatos de gama-alta, desde a modelação até ao acabamento.

Esta formação tem como objetivo proporcionar aos jovens uma experiência prática numa profissão do setor do calçado (modelação, corte, pré-costura, costura, montagem e acabamento de calçado) e combina formação prática presencial e online com visitas a empresas e workshops.

A formação decorre no ShoeFabLab do CTCP, um espaço criado recentemente, destinado a formação de quadros e a apoiar novos projetos na área de produção de calçado.

Os principais objetivos desta formação são: sensibilizar e desenvolver competências na área de desenvolvimento, manufatura e venda de calçado com alto nível de diferenciação (alta qualidade, design inovador, funcionalidades específicas); aumentar a empregabilidade, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas de calçado e do setor em geral, bem como apoiar produtos locais de alto nível de diferenciação, ligação a outras iniciativas similares e transferência de know-how, na área de produção de calçado, que pretende ser uma oportunidade para a nova geração de profissionais tomarem contacto  com aquela que se designa como a "indústria mais sexy da Europa": a fileira do calçado em Portugal.





Esta oficina é promovida pelo CTCP, no âmbito do projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 3G (CLDS - 3G). Prioridade para jovens do concelho de Santa Maria da Feira.



Dados sobre o setor
A fileira do calçado em Portugal criou mais de 9.000 postos de trabalho desde 2010. O setor pode oferecer inúmeras oportunidades para vários níveis de qualificações, para as mais diversas áreas como: produção, design, engenharia do produto, qualidade, área comercial, entre outras. As competências técnicas são sempre valorizadas para quem pretende abraçar uma carreira no setor e este curso é uma oportunidade para os jovens tomarem contacto com um dos setores que mais cresceu em Portugal, nos últimos anos.


Fonte:ctcp
Data:2018-01-23



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

 

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt