Nº 2 de 2019




ISI SOLES a inovar desde 1999

Fundada em 1999, a ISI - Indústria de Solas Injetadas, Lda. começou com um número de funcionários muito reduzido, mas com a ambição de crescer de forma sustentada. Essa pretensão concretizou-se. A empresa registou um crescimento sustentado nestas quase duas décadas, e isto deve-se à aposta em inovação.  Inovação na produção e no produto.

Numa visita à fábrica podemos comprovar isso mesmo. A empresa soube acompanhar os avanços tecnológicos e apetrechar a sua unidade com as mais recentes tecnologias facilitadoras desenvolvidas para a indústria, em linha com i4.0. Esta aposta em tecnologia, por si só não justifica o crescimento da empresa. A ISI, para além de apostar em tecnologia, aposta nas pessoas e hoje conta com uma equipa especializada nas mais recentes tecnologias como a impressão 3D, prototipagem flexível e impressão a laser, no marketing e no design, entre outros.
Registou-se um crescimento mais acentuado a partir de 2012, altura em que começou a desenvolver, com o apoio do CTCP, projetos de investimento em inovação, qualificação e internacionalização. “Nessa altura abri as minhas portas a parceiros que me ajudam diariamente a fazer melhor” afirma Vítor Mendes, sócio-gerente da empresa.

 Nos últimos 6 anos a empresa já investiu 2.424.453,72€. Uma aposta que a empresa garante querer continuar a fazer. “Já temos alguns projetos futuros em mente, nas áreas da Indústria 4.0, Economia Circular e qualificação dos RH” assume este responsável.
Para Vitor Mendes “a sola é base de um excelente sapato, é o sustento do corpo inteiro da pessoa.  Por isso a ISI desenvolve modelos de solas de qualidade, com design apelativo, que realcem a beleza de um sapato” .
A ISI foi criação em 1999, por Vítor Mendes, apos ter identificado algumas dificuldades no fornecimento de solas para a indústria. “Reconheci nessa altura uma oportunidade de negócio e acima de tudo, uma oportunidade de ajudar e apoiar o setor do calçado no seu desenvolvimento” afirma.

A ISI dedicou-se ao fabrico dos mais diversos tipos de solas injetadas e pré-fabricadas. Inicialmente com uma carteira muito reduzida de clientes, exclusivamente do mercado nacional, foi crescendo na sua capacidade produtiva e aumentando a sua capacidade de oferta de produtos.

Hoje a empresa produz cerca de 14 000 pares de solas por dia e conta com uma equipa de 92 trabalhadores e exporta 80% dos seus produtos para os mercados Europeu e Africano. Em 2018 a ISI registou um volume de vendas de 11,8 milhões de euros.   



ISI é a primeira empresa portuguesa produtora de solas com certificação dos sistemas de gestão ambiental e qualidade



O ano de 2018, foi um ano importante para esta empresa que a ISI Soles obteve a certificação para o seu sistema de gestão integrado pelas normas ISO 14001 e ISO 9001, tendo sido a primeira empresa portuguesa de solas para calçado a ser reconhecida pelas melhores práticas internacionais ao nível ambiental. O âmbito da certificação abrange a conceção, desenvolvimento e fabricação de solas para calçado.

A obtenção da certificação é tão mais importante quando obtida por uma unidade industrial com todos os processos associados. Esta certificação reflete o forte compromisso e investimento da ISI Soles na formação dos seus profissionais, bem como na criação e reforço de códigos de conduta e procedimentos que asseguram o cumprimento das melhores práticas que respeitam o ambiente.

Ver esta notícia AQUI


Fonte:CTCP
Data:2019-02-13



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt