Nº 1 de 2020




AÇÃO DE DEMONSTRAÇÃO: CALÇADO, MATERIAIS E TECNOLOGIAS DO FUTURO

CONVITE

O futuro do setor depende da capacidade das empresas de inovar. Está provado que incorporar inovação nas empresas aumenta o valor dos produtos e torna-as mais competitivas, quer seja ao nível dos materiais, dos produtos, do processo de produção ou da sua comercialização.

As empresas que pretendam solidificar e aumentar o seu crescimento têm que investir em novas iniciativas, em novos materiais e tecnologias disruptivas, na marca, na imagem e na comunicação.
É neste contexto que temos o prazer de o convidar para participar na Ação de demonstração: calçado, materiais e tecnologias do futuro, que vamos realizar no próximo dia 29 de janeiro, pelas 14:00h no CTCP em São João da Madeira, onde terá oportunidade de conhecer, em primeira mão, as mais recentes inovações desenvolvidas, pelos diferentes parceiros do projeto Mobilizador FAMEST. São inovações que assentam em 3 princípios fundamentais para o futuro do setor: a indústria 4.0, a sustentabilidade e materiais, componentes e calçado diferenciados.

No evento terá oportunidade de conhecer: novas ferramentas para o design e modelação; eco produtos químicos e couros; materiais para fabrico aditivo; materiais reciclados; calçado smart; plataformas para a digitalização; sistemas de corte inteligentes; soluções de automatização para melhorar a produtividade das empresas; ideias para otimizar os processos de produção e sistemas de controlo da qualidade.
Este será um momento de partilha de conhecimento e troca de experiências, entre investigadores de diferentes entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico ( Universidades do Porto e do Minho, Institutos Politécnicos do Porto e de Bragança, Institutos de Investigação e Centros Tecnológicos) e empresas (de componentes, materiais, tecnologias, software e calçado de diferentes tipologias), que vão promover demonstrações e workshops técnicos nas diferentes áreas apresentadas.

Estarão em exposição as mais avançadas inovações que permitirão ao Cluster do Calçado e Moda conseguir dar um salto qualitativo no processo de afirmação internacional de calçado português, estabelecendo-o como uma referência fundamental da indústria a nível mundial.

A participação no evento é grátis, mas sujeita a uma pré-inscrição para: [email protected]
O FAMEST é um projeto financiado pelo Compete2020 e é promovido por um consórcio completo de 32 co-promotores: 23 empresas de toda a cadeia de valor do calçado: couros, palmilhas, solas, produtos químicos, software, equipamentos, logística e calçado, representativas e líderes nos seus setores, e 9 entidades de I&I com competências multidisciplinares e complementares, que asseguram o desenvolvimento de resultados inovadores e a sua valorização económica pelos promotores nos mercados nacional e internacional.

Mais informações sobre o projeto em: https://famest.ctcp.pt


Fonte:CTCP
Data:2020-01-16



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt