Nº 16 de 2016




CTCP comemora 30 anos de inovação

O CTCP comemora 30 anos de atividade em 2016, (e 35 anos do Laboratório de Ensaios). O dia 15 de dezembro foi o dia escolhido para festejar esta data sob o tema “CTCP: 30 anos de inovação”, como forma de homenagem à fileira do calçado que tem a inovação no seu próprio ADN.

A sessão comemorativa dos 30 anos, contou com um Seminário e uma Mostra de Resultados de Projetos de I&DT (Exposição SHOEINOV 2016).
Foi uma tarde dedicada à inovação, que serviu para recordar o que de melhor foi feito ao longo dos últimos 30 anos, no setor e apresentar aos participantes alguns exemplos de produtos inovadores desenvolvidos pelo cluster do calçado, no âmbito de projetos de I&DT.

Na abertura da Sessão o presidente do CTCP, Domingos Neto agradeceu a todos os que de maneira tão desinteressada, mas inspiradora dedicaram os seus esforços no crescimento do Centro e realçou a importância de continuar esta obra apelando aos participantes para ´"criarem novos desafios para a melhor indústria de calçado do mundo, que é a nossa”.

O primeiro painel do Seminário designado de “30 anos de inovação”, iniciou com a intervenção do Vice-presidente da ANI, Paulo Cunha, e ex. administrador do CTCP que fez uma breve resenha histórica do CTCP, recordando que “este setor dinâmico que hoje conhecemos deve-se sobretudo às pessoas que nele trabalham. O calçado foi dos setores onde foi mais fácil criar um Centro Tecnológico, pelo facto de existir apenas uma única associação do setor com pessoas conhecedoras desta industria” recorda este responsável, que esteve envolvido no processo de criação dos Centros Tecnológicos, em Portugal.

Neste painel, os participantes conheceram o projeto Proshoe, e alguns dos resultados de I&DT desenvolvidos nos últimos anos pelo Cluster do calçado, apresentados pela  responsável por esta área do CTCP, Maria José Ferreira.

A 2ª parte do seminário foi dedicada aos conceitos da economia digital e o seu impacto nas empresas do cluster do calçado. Alfredo Jorge, Diretor de APICCAPS abriu este painel, realçando o papel do CTCP na modernização e desenvolvimento do cluster português do calçado.

Para este responsável que acompanhou o trabalho do CTCP desde a sua criação “todos os assinaláveis progressos registados em domínios como a qualidade, a qualificação de empresas e capital humano, a propriedade industrial e intelectual, a assistência técnica e a investigação e desenvolvimento tem a marca do CTCP".

Já em termos de inovação recorda que "registaram-se conquistas significativas, quer no domínio dos equipamentos e tecnologias quer ao nível dos materiais e produtos, que foram fundamentais para suportar o atual modelo de negócio baseado em níveis superiores de eficiência conjugados com a gestão flexível e a capacidade de resposta rápida".

O cluster português do calçado está atualmente na liderança mundial da conceção e utilização de tecnologias inovadoras e isso deve-se em grande medida ao contributo do CTCP.

Há, pois, bons motivos para comemorar com orgulho o seu 30º Aniversário estando de parabéns todos aqueles que, empenhadamente, participaram deste caminho e contribuíram para a obtenção destes resultados.”

Foi este o mote para se passar ao 2º painel " a Economia digital by APICCAPS, com a apresentação de duas jovens empresas já com um sucesso assinalável: a InovRetail, uma empresa de software para o setor do Retalho, que se dedica à Investigação & Desenvolvimento de soluções de base tecnológica que se traduzam numa melhoria da experiência dos consumidores nos espaços de Retalho e a Undandy, uma marca de calçado de venda online, que permite ao cliente a customização do modelo, a cor e até a costura dos sapatos.


Para o Presidente da ANI, José Carlos Caldeira, que também marcou presença na Sessão “ o CTCP tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do ecossistema de inovação em Portugal. Não só foi um dos principais responsáveis pela evolução verificada no setor do calçado (conjuntamente com a APICCAPS), como também deu um contributo muito importante para o desenvolvimento das fileiras da moda e das tecnologias de produção.
Com o seu posicionamento como entidade de interface, assegurando funções como a vigilância e o roadmap tecnológicos, o desenvolvimento de atividades próprias de I&D em áreas específicas complementado com o estabelecimento de parcerias com outras entidades do sistema científico e tecnológico, a informação, disseminação e demonstração de tecnologias e soluções para a indústria, etc., é hoje uma referência, reconhecida a nível nacional e internacional”.



No final do Seminário os participantes tiveram a oportunidade de  visitar a exposição ShoeInov 2016 e conhecer alguns dos produtos inovadores, desenvolvidos nos últimos anos, no âmbito de projetos de I&DT.



Fonte:ctcp
Data:2016-12-22



NOTÍCIAS DESTA EDIÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 256 830 950; Tel: +351 255 312 146
Coordenadas: 40°53'07.07''N 8° 29'04.73''W
www.ctcp.pt . www.gialearn.com
www.biocalce.org . www.ctcp.pt/cemarking . www.saltoalto.pt