Projetos

ShoeGame -Desenvolver Competências Chave no EFP para a Indústria do Calçado através de Jogos Sérios

erasmus-completo.jpg

Acrónimo: ShoeGame

Título : ShoeGame -Desenvolver Competências Chave no EFP para a Indústria do Calçado através de Jogos Sérios

Data Início: 28/02/2022

Data Conclusão: 27/06/2024

Web Site: http://shoegame.eu

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Calçado

Resumo

O projeto ShoeGame surge no contexto de uma necessidade de renovação e mudança no setor do calçado. Dentro dos desafios que o setor enfrenta, destacam-se dois principais:
1- O facto de a indústria sofrer com uma mão-de-obra envelhecida, que não está a ser substituída devido à falta de atratividade do sector para as novas gerações;
2- O fosso entre a formação e a educação oferecida e as necessidades da indústria.
Neste contexto o projeto ShoeGame pretende dar resposta a estas necessidades através do desenvolvimento de uma solução de formação Profissional, baseada em ferramentas digitais, destinada a alunos que estão a decidir se devem inscrever-se num curso de Educação profissional ou já matriculados. O foco em temas como digitalização, automatização, educação, inovação, pesquisa, sustentabilidade, não só tornará o setor mais atrativo para as gerações mais jovens, como também o aproximará das necessidades e desafios contemporâneos.

Espera-se que o Shoegame, ao aproximar o setor do mundo real (incluindo temas relevantes como a circularidade e economia verde, sustentabilidade) e dotar de competências digitais e tecnológicas, também seja muito importante para acompanhar a modernização do setor e ao mesmo tempo que a torne mais atraente para as gerações mais jovens.

Publico alvo:
- alunos que estão em idade de tomar a decisão de entrar num curso profissional;
- alunos que já o tenham feito decisão e estão atualmente no primeiro ano de formação profissional.

Principais objetivos:
- Atrair as gerações mais jovens para o setor, informando-as sobre a profissão, o mercado de trabalho e os desafios que enfrenta;
- Dotar os futuros colaboradores do calçado com conhecimentos e competências relevantes relacionados com o fabrico de calçado desde a conceção até ao acabamento, mas também com competências relacionadas com a circularidade, economia verde e sustentabilidade e o ecodesign;
- Promover nos alunos competências transversais, cada vez mais importantes no ambiente de trabalho moderno, como trabalho em equipa online, comunicação, atitude positiva, capacidade de análise e resolução de problemas, etc.;
- Desenvolver uma abordagem formativa inovadora e ferramentas de aprendizagem a aplicar em contextos de EFP, que contribua para colmatar o fosso existente entre a oferta formativa e as necessidades da indústria.
- Promover sinergias e cooperação entre empresas, universidades, centros de investigação e outros stakeholders relevantes que atuam no setor do calçado, contribuindo para a atratividade e competitividade do setor;
- Prevenir o abandono escolar e manter o interesse e a motivação dos alunos;
- Contribuir, em maior escala, para a renovação e modernização do setor do calçado, mantendo o seu valor e competitividade

KA220-VET - Cooperation partnerships in vocational education and training
Project/Agreement number: 2021-1-RO01-KA220-VET-000028078

Voltar