PESQUISA DE MEDIAS
Palavra Chave (titulo)
Area de Media Tipo Media



    VOLTAR
Operação de vergar (pré-costura)


Com esta operação pretende-se obter uma dada curvatura nas peças, de modo a obter uma boa montagem. A obtenção de uma curvatura de vergado satisfatória varia consideravelmente de material para material, sendo aconselhável a realização de ensaios preliminares, de modo a determinar a temperatura e o tempo mais adequados.


Esta operação é muito utilizada nos modelos de senhora, mas também em outros géneros de sapatos.


Há um grande número de máquinas disponíveis, embora todas elas tenham basicamente o mesmo funcionamento, ou seja, a gáspea é colocada, bem centrada, sobre uma placa; a máquina é accionada, descendo outra placa, que irá vergar a gáspea.A curvatura que a gáspea irá ter, depende do modelo.

A qualidade do trabalho, dependerá do tipo de material, temperatura da máquina e tempo de moldagem.


Esta operação requer determinados cuidados para não provocar rebentamento da pele ou demasiadas rugas na gáspea.


O primeiro cuidado que é preciso ter é o da selecção correcta da pele e a definição das suas características, isto é, deve-se utilizar uma pele macia, com boa capacidade para se deformar sem rebentar, e com uma espessura correcta. Se a pele não tiver as características próprias para vergar devem ser tomados certos cuidados.


A velocidade da máquina deve ser reduzida, para que haja uma deformação e distensão mais suaves, de modo a evitar rebentamentos e rugas.


Deve-se ter em consideração a pressão, a temperatura e o tempo da operação da gáspea vergada, que devem ser regulados de acordo com as características da pele.


Quando necessário, a pele deve ser humidificada ou lubrificada com óleo fino, pelo lado do carnaz, nos pontos onde se verifica a concentração de tensão durante a operação. É necessário ensaiar primeiro para ter a certeza de não danificar a flor da pele.


O design do topo da gáspea deve ser estreito e o redondo largo em baixo, para facilitar a operação de vergar e evitar o rebentamento e a criação de rugas. Quando se vertifica o rebentamento deve -se vergar a gáspea primeiro no sentido da largura, e depois em comprimento.




Data:2006-01-31   |    Visualizações: 1872       DOWNLOAD
Ir para o Inicio da Galeria Multimédia