Bolsa Oportunidades

Novo programa de formação profissional está a ser implementado na Carité

quarta-feira, 5 de abril de 2023
DIA-CVET: Desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado
Novo programa de formação profissional está a ser implementado na Carité

No âmbito do projeto Erasmus+ DIA-CVET (https://dia-cvet.eu), foram desenvolvidos 13 currículos de formação profissional, ligados à produção industrial de calçado. 5 dos quais já estão a ser testados em Portugal na empresa Carité.

Design, desenvolvimento técnico, gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão da responsabilidade social, foram as áreas escolhidas pela empresa industrial, parceira do projeto, em conjunto com o CTCP e o CFPIC.

A formação está a ser implementada nas instalações da empresa e foram já envolvidos 11 colaboradores (4 em Design e em Desenvolvimento Técnico e 7 em Gestão da responsabilidade social) e pretende-se ainda envolver mais 7 em Gestão da qualidade e Gestão ambiental.

Trata-se de formação em contexto de trabalho, destinada a colaboradores internos da empresa, que visa dotar os participantes de competências adequadas para desempenhar melhor as suas funções atuais, mas também para novas funções, dentro da empresa. São áreas de formação que atualmente não existem nos currículos nacionais dos Catálogos Nacionais de Qualificações, para o nível 5.

Paralelamente decorrem dois processos de reconhecimento e validação de competências, através do Centro Qualifica, certificado para o efeito (CFPIC), onde os peritos avaliam o portefólio individual dos participantes e validam as competências de acordo com os referenciais regulamentados. Neste momento encontram-se   a decorrer os seguintes processos: Técnico Especialista em Design de Calçado (QNQ/QEQ 5) e Técnico de Modelação de Calçado (QNQ/QEQ4)

Durante o mês de maio será apresentado publicamente o resultado da primeira fase deste “piloto”, para que outras empresas possam conhecer, e porque não implementar, este novo modelo de formação.






1357

Voltar