Bolsa Oportunidades

Hugal recebe certificação na área da Responsabilidade Social

quarta-feira, 22 de junho de 2022
Primeira empresa industrial portuguesa de calçado com esta certificação, pela Norma internacional de Responsabilidade Social, SA 8000
Hugal recebe certificação na área da Responsabilidade Social

Na Hugal as pessoas são uma prioridade. São inúmeras as iniciativas que a empresa tem vindo a adotar que privilegiam o bem-estar dos colaboradores.

A certificação, pela Norma internacional de Responsabilidade Social, SA 8000, foi a mais recente aposta da empresa. Uma iniciativa que partiu da direção da empresa e envolveu toda a equipa. O processo de certificação contou com o apoio técnico do CTCP. Esta foi a primeira empresa de calçado a obter esta certificação.

Para Catarina Henriques, diretora de Recusros Humanos e responsável pela implementação do processo de certificação “estar de uma forma constante e permanente a olhar pelas pessoas é uma prioridade para a empresa”.

“Desde 2019, que a empresa tem vindo a apostar em parcerias com algumas instituições, de forma a que os colaboradores possam ter benefícios por fazerem parte desta “família”, p.e. ao nível de clinicas dentárias, oftalmologia, farmácia, ginásios, entre outros. Estes benefícios não são só para os colaboradores, mas também extensível ao seu agregado familiar direto” acrescenta.

Para além destas iniciativas a empresa promove a elaboração de um jornal interno, trimestral, onde divulga informação útil aos colaboradores de forma a envolve-los nas atividades da empresa e outras atividades de interesse comum.

“O Jornal tem como principal objetivo ser um canal de comunicação para com os nossos colaboradores, dando-lhes a oportunidade de terem acesso a conteúdo diversificado, atualizado e com a preocupação de estarmos constantemente a dar-lhes informação/formação a todos os níveis (Recursos Humanos, Segurança, Saúde, entre outros)”.

“O apoio do CTCP no processo da certificação da SA 8000 foi muito importante, tal como tinha sido ao nível da certificação da ISO 9001. Há já muito tempo que para nós o CTCP é elemento da equipa HUGAL e não Consultoria Externa, que nos dá suporte nas implementações das certificações, seja Qualidade (ISO 9001), Responsabilidade Social (SA 8000) e Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (NP 4552), ou outras que possam surgir” conclui Catarina Henriques. 

HUGAL

A HUGAL é uma empresa industrial de calçado com mais de 40 anos de experiência no mercado, especializada no sistema de construção Goodyear. Consultar toda a informação em: www.hugal.com


BENEFÍCIOS DA NORMA DE CERTIFICAÇÃO SA 8000

A SA 8000 é uma norma de certificação internacional  voluntária e pretende assegurar que as organizações por ela certificadas adotam práticas com o objetivo de proteger os direitos humanos básicos dos trabalhadores.

Os principais benefícios da implementação e posterior certificação de acordo com este referencial são:
 Referencial de reconhecimento internacional, no âmbito da responsabilidade social;
 Aumento da produtividade;
 Diminuição da conflituosidade laboral;
 Credibilização da marca;
 Melhoria da imagem;
 Diferenciação positiva face à concorrência;
 Diminuição das taxas de absentismo;
 Aumento do envolvimento dos trabalhadores.

O CTCP apoia as empresas na implementação desta norma. Para mais informação contacte-nos: Rui Moreira ([email protected]).




1458

Voltar