Bolsa Oportunidades

Digital FabLab: Aproveitar as vantagens da Realidade Aumentada na Formação de Produção de Calçado

terça-feira, 17 de maio de 2022
Digital FabLab: Aproveitar as vantagens da Realidade Aumentada na Formação de Produção de Calçado

No mês passado, o consórcio internacional do projeto Erasmus+ Digital FabLab teve a oportunidade de se reunir, presencialmente, no Politecnico Calzaturiero, em Itália, para trabalhar no desenvolvimento de uma metodologia inovadora de aprendizagem pela prática, que incorpora a tecnologia da Realidade Aumentada (RA) na formação de produção de calçado.

Os parceiros da Bélgica, Chipre, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha focaram-se no tema da RA e no desenvolvimento do conteúdo Joint Virtual Shoe FabLab, uma metodologia conjunta de formação/ensino/coaching para percursos de formação baseada nesta tecnologia.

A indústria do calçado está constantemente à procura de formas inovadoras de captar e reter as gerações mais jovem de colaboradores no setor, e esta é mais uma iniciativa  que tem esse propósito.  Promovida por entidades ligadas ao ensino profissional e empresas especialistas em Tecnologias de Informação, (TI), especialmente na area da RA, esta iniciativa pretende transformar digitalmente a formação em fabrico de calçado e, ao mesmo tempo, atrair mais alunos para carreiras ligadas ao setor.

Neste encontro os  parceiros discutiram a forma de estruturar e disponibilizar estes conteúdos e concluiram que a utilização da ferramenta BlippAR, que conta com funções que proporcionam uma experiência interativa e estimulante para os alunos aprenderem design e produção de calçado, seria uma otima opção.  A expectativa é que ainda este verão esta ferramenta esteja disponível, para teste, em inglês.

Os parceiros concordam que o ensino pela prática é essencial para adquirir as competências certas e facilitar a transição da escola para o mundo do trabalho. Este modo de ensino permite aos alunos serem capazes de produzir calçado de qualidade, de forma mais rápida. O facto de usarem a interação e experimentação com recurso à RA nos currículos de formação de fabrico de calçado,  pode ser uma experiência enriquecedora para os alunos, professores e formadores e o mais importante, pode inspirar os alunos e atraí-los para profissões ligadas ao setor.

Para seguir este trabalho basta consultar o website do Projeto em: www.digitalfablab.eu.

1045

Voltar