Bolsa Oportunidades

Apoios às empresas. Últimas vagas

CTCP coordena projeto de capacitação do cluster do calçado e moda

quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Apoios às empresas. Últimas vagas
CTCP coordena projeto de capacitação do cluster do calçado e moda

O  CTCP coordena projeto de capacitação do cluster, que pretende abranger 1640 trabalhadores e um volume de formação de 123.000 horas.

Várias dezenas de empresas já estão a implementar o plano de formação, no âmbito deste projeto conjunto,  que teve início em 2021, mas ainda há vagas para novas empresas que queiram beneficiar deste incentivo.

O projeto é composto por planos específicos e adaptados a cada empresa, nas seguintes áreas consideradas prioritárias para o cluster: Produção ágil e flexível, fabrico de produtos sustentáveis e/ou de elevado valor acrescentado, internacionalização e venda online e a digitalização de processos.

Rita Souto, diretora da unidade de Formação do CTCP e coordenadora deste projeto considera que “esta é uma excelente iniciativa para as empresas poderem capacitar os seus recursos humanos, em áreas que considerem estratégicas e de acordo com as suas reais necessidades sem custos adicionais, uma vez que o programa financia a totalidade dos custos”.

Segundo o sistema de custos simplificados, as empresas poderão ver financiadas as ações de formação na sua totalidade, bem como os salários dos participantes/trabalhadores a 60%-70% (consoante se trate de média ou micro/pequena empresa) com base num valor médio de 7,5€/hora.


Para Ana Paula Sousa, responsável pelo plano de formação da Savana, uma das empresas que já está a executar o plano específico de acordo com as suas necessidades, esta é “uma oportunidade para proporcionar aos colaboradores informação, competências especificas para a tarefa, aquisição de novos conhecimentos e criar espírito critico”.

Acrescenta ainda que “o sucesso dos novos desafios depende da existência de formação e da adaptação da formação às reais necessidades das empresas”.

  “O desafio da indústria do calçado nos próximos tempos é muito grande, teremos de adequar a formação ao setor, formar pessoas para competências especificas , complementando com novos métodos de trabalho e de organização.  É necessária uma formação flexível permitindo à empresa adequar os seus métodos de trabalho à formação. E neste sentido todo o financiamento é bem-vindo para ajudar nos custos, quer das empresas quer trabalhadores” conclui.

Além deste projeto conjunto, destinado a micro, pequenas e médias empresas, que envolve 40 empresas, o CTCP está também a apoiar outras empresas a realizarem projetos autónomos de formação, para médias e grandes empresas, cujo prazo de submissão termina a 30 Dezembro 2022.

Projetos autónomos de formação – destinados a médias e grandes empresas que cumpram os critérios de acesso, de elegibilidade e de seleção definidos.

Para mais informações contacte-nos, através do email: [email protected] / 256 830 957 / 914445267


873

Voltar