Notícias

CTCP explora novas formas de desenvolver calçado sustentável

CTCP FabLab

terça-feira, 19 de março de 2024
Oficina promovida no CTCP FabLab resultou em Modelos de Calçado Sustentável de Baixa Pegada Ecológica.
CTCP explora novas formas de desenvolver calçado sustentável

No passado dia 8 de março, o CTCP concluiu com sucesso mais uma oficina promovida pelo projeto BioShoes4All designada por "Calçado Sustentável de Baixa Pegada Ecológica". Durante cinco dias intensivos, o FabLab do CTCP foi o epicentro de uma experiência educativa e prática que reuniu uma comunidade diversificada de designers, técnicos de calçado e profissionais do setor. Este evento, além de ter sido uma reunião de mentes criativas, foi também o testemunho dos avanços tangíveis alcançados pelo projeto BioShoes4All, que já começou a produzir resultados concretos, incluindo o desenvolvimento de materiais inovadores para o setor.

No âmbito deste projeto, o setor do calçado está a tentar posicionar-se como uma referência mundial no desenvolvimento de soluções sustentáveis. O projeto BioShoes4All, que começou em maio de 2022 e se estenderá até ao final do ano de 2025, é uma iniciativa ambiciosa que visa promover a transição da indústria do calçado para um bioeconomia sustentável. Composto por cinco pilares - biomateriais, calçado ecológico, economia circular, tecnologias de produção avançadas e formação e capacitação - o projeto é uma colaboração entre 69 parceiros, incluindo empresas de fabrico de couro e calçado, associações, universidades e centros tecnológicos.

Desde o início, o propósito desta oficina foi claro e ambicioso: fomentar a criatividade e o desenvolvimento técnico na criação de um par de sapatos estilo sneakers, mas com um foco rigoroso na sustentabilidade. Como tal, durante a oficina os participantes foram imersos num ambiente de aprendizagem intensiva, onde a sustentabilidade foi incorporada em cada passo do processo criativo. Toda a oficina foi estruturada de forma a proporcionar uma experiência holística, abrangendo desde a seleção de materiais reciclados até à implementação de técnicas de produção que respeitam o meio ambiente.

Esta oficina foi marcada por momentos de verdadeira inovação onde os participantes, guiados pelo mestre Michal Spacek e com o apoio técnico da Shoelutions, foram desafiados a explorarem novas formas de desenvolver calçado. Através de uma abordagem prática, os intervenientes aprenderam a integrar materiais sustentáveis em modelos esteticamente agradáveis, mas também funcionalmente inovadores e ecologicamente responsáveis. Os materiais utilizados nesta oficina foram disponibilizados por várias empresas portuguesas que têm já disponíveis materiais inovadores e sustentáveis, nomeadamente: Arneplant, Lusocal, Palmiforra, Monteiro Ribas, Miraze, Cosmiknit e Atlanta.

Um dos aspetos mais significativos desta oficina foi a ênfase na colaboração, onde os participantes tiveram a oportunidade de partilhar ideias, desafios e soluções. Esta dinâmica coletiva criou uma atmosfera de cooperação que transcendeu a experiência individual, enriquecendo não só o processo, mas também promovendo uma rede de profissionais. A nossa expectativa é que esta colaboração vigorosa continue a impulsionar a indústria do calçado em direção a um futuro mais verde e sustentável.

No final da oficina, cada um dos participantes teve a oportunidade de apresentar os seus projetos finais - cada par de sapatos representa um testemunho do potencial ilimitado da criatividade humana aliado ao compromisso ambiental. O CTCP, orgulhoso dos resultados atingidos, olha agora para o futuro, antecipando novas oportunidades para continuar a sua missão de liderar a transformação sustentável na indústria do calçado.


 

267

Voltar