Quinta-Feira 24 de Agosto de 2017 é o visitante nº 8 592 411 Institucional | Mapa do Site | Localização| Contactos |
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Poderá o calçado beneficiar com a utilização da nanotecnologia?

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal(CTCP), em colaboração com os restantes parceiros do projeto Europeu Nanofoot, tem em mãos um desafio: estudar as potencialidades da nanotecnologia avançada e inovadora no desenvolvimento de novos materiais e produtos funcionais para calçado.

Entidades e empresas de Portugal, Espanha e Itália trabalham em conjunto neste projeto de investigação, que teve início em setembro de 2013 e que vai prolongar-se por 24 meses, que tem como objetivo desenvolver materiais e produtos diferenciados e de valor acrescentado, nomeadamente: couro, componentes poliméricos e calçado.

Após identificação de algumas das nanoparticulas, que podem ser incorporadas na produção de novos materiais para calçado, estão a ser testadas e estudados os benefícios da sua aplicação em couros e componentes poliméricos, nas vários instituições de investigação que fazem parte do consórcio do projeto.

No laboratório de ensaios do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal estão a ser estudadas as seguintes funcionalidades: propriedades antimicrobianas, resistência à água e respirabilidade dos materiais, aquando aplicadas as nanoparticulas.

Estas são algumas das características funcionais em estudo, e onde os materiais podem beneficiar com a incorporação de nanoparticulas.  
Além da Funcionalidade, a Qualidade, a Saúde e o Ambiente são também áreas consideradas no NANOFOOT (Materials, Components and Footwear with enhanced comfort properties based on nanotechnologies), que conta com o apoio do 7ºPrograma Quadro de União Europeia, através da através da Research Executive Agency (REA).

O consórcio do projeto é constituído por nove membros (5 PME e 4 instituições de IDT-Investigação e Desenvolvimento Tecnológico), de Portugal Espanha e Itália. Uma equipe multidisciplinar que combina o saber fazer das PME com o conhecimento das Universidades e Centros Tecnológicos e de Investigação. O consórcio permitirá, de forma eficaz, o desenvolvimento e a transferência de conhecimento para as empresas, um requisito essencial para a promoção da inovação e exploração de resultados comercias.


Fonte: CTCP

Data:2014-05-19    Visualizações: 5041


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




----------------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações