Segunda-Feira 29 de Maio de 2017 é o visitante nº 8 592 411 Institucional | Mapa do Site | Localização| Contactos |
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Solução inovadora para produção de calçado personalizado

A modernização das linhas de montagem, tornando-as mais flexíveis e preparadas para vários tipos de construção de calçado em simultâneo, e com uma velocidade de produção ainda mais ajustada à dinâmica excecional do setor do calçado foi o mote para o desenvolvimento do projeto HighSpeedShoeFactory.

A  nova solução de produção de calçado personalizado em 24 horas, desenvolvida no âmbito deste projeto, já está instalada na empresa Kyaia - Fortunato O. Frederico, & Ca Lda( entidade piloto de teste e validação dos resultados do projeto na sua estrutura produtiva). Trata-se de um novo modelo de fábrica de calçado para resposta ágil em 24 horas (1-2 dias) orientado para a produção unitária, par a par, capaz de responder sem stocks, às vendas pela internet, às pequenas encomendas e reposições de produtos em loja e, ao fabrico rápido das amostras e testes de novos produtos para as novas coleções.

A indústria de calçado é tradicionalmente caracterizada por unidades produtivas constituídas por secções de corte, costura, montagem e acabamento, separadas fisicamente entre si e com processos de organização e gestão autónomas. Este tipo de organização cria diversas áreas de stocks intermédios de produtos em curso ao longo da cadeia de fabrico, excesso de movimentação de produtos, materiais e pessoas em atividades que não acrescentam valor aos produtos e processos, com impactos nos tempos de entrega das encomendas em geral nunca inferior a vários dias ou até semanas.  

Concebido numa lógica de “secção única” de total flexibilidade e total polivalência, este novo modelo organizacional em fluxo único de produção, vem assim, substituindo as tradicionais secções de corte, costura, montagem e acabamento por sistemas de distribuição automatizada integrados com sistemas de corte automatizado e controlo automatizado online dos fluxos dos produtos e processo.

Com estes desenvolvimentos o setor atinge um  novo patamar de inovação tecnológica, que permite a renovação integral dos processos, para fazer frente á nova realidade de compra e satisfação dos consumidores, com resposta ágil na produção par a par e encomendas personalizadas.

Apoiado pelo COMPETE , no âmbito do Sistema de Incentivos ao IDT| Projetos em co-promoção, o   HighSpeedShoeFactory é  liderado pela empresa Kyaia - Fortunato O. Frederico, & Ca Lda, e conta com  um consórcio composto por empresas de base tecnológica (CEI, FLOWMAT, SILVA E FERREIRA, CREATIVESYSTEM) e entidades do Sistema Científico e Tecnológico (FEUP, INESCP e CTCP  e INESCPORTO).


Fonte: ctcp

Data:2014-01-13    Visualizações: 5393


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




----------------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações