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Ver na loja, comprar online

Mais de 55% dos consumidores visitam as lojas físicas, veem e tocam nos artigos, antes de finalizarem a compra online, enfatizando a ideia de que as experiências omnicanal são essenciais para o retalho moderno.
A viagem de compras do consumidor atual continua a evoluir à medida que os caminhos do digital e do físico se vão cruzando com maior frequência. Por isso, hoje, os consumidores saltam entre lojas e ecrãs e os retalhistas estão a esforçar-se por acompanhar, oferecendo experiências omnicanal seamless, analisa o Retail Dive.

Uma das conclusões do recente “Retail Dive Consumer Survey” indica que a possibilidade de ver, tocar e sentir os produtos é a mais relevante das razões pelas quais os consumidores escolhem comprar nas lojas em comparação com o canal online.

De acordo com os resultados, a ideia de “ver na loja, comprar online” foi confirmada.

Mais de metade dos consumidores entrevistados afirma visitar a loja – pelo menos ocasionalmente – para ver, tocar e sentir os produtos antes de encomendá-los online.

Isto sugere que há espaço para melhorias nos portais de comércio eletrónico, incluindo a forma como os artigos são apresentados, as descrições dos produtos e até mesmo o serviço ao cliente. Os avanços nos campos do 3D e da realidade virtual podem, no entanto, atrair mais clientes para as compras online, contornando o retalho tradicional.

Visitar as lojas para ver os produtos antes de comprá-los online tende a correlacionar-se com a idade do consumidor. Quanto mais velho, mais tenderá a visitar as lojas primeiro. Em contraste, uma percentagem muito maior de consumidores mais jovens está mais confortável em comprar online sem visitar a loja.

As mais recentes pesquisas revelam mais de 55% dos consumidores visitam lojas – pelo menos ocasionalmente – para ver, tocar e sentir produtos antes de comprá-los online. Além disso, cerca de um terço faz deste hábito prática, relatando que sempre ou frequentemente vai às lojas para ver ou experimentar peças antes de comprar na web. Um em cada 10 consumidores visita sempre a loja para depois fechar a compra na rede.

Com estes dados em consideração, é vital que os retalhistas apostem numa experiência de loja omnicanal. Transformar o espaço de retalho físico em showrooms – onde os clientes podem experimentar e testar produtos e, geralmente, conhecer melhor o produto antes de fazer a compra final online – pode ser o próximo passo lógico do retalho.

Os consumidores mais velhos dependem mais da loja

Existe uma forte correlação entre a idade e os consumidores que preferem experimentar em loja. Com efeito, 70% dos consumidores com mais de 65 anos visitam a loja antes e 41% desses consumidores seniores fazem-no sempre ou frequentemente.

Por outro lado, apenas 21% dos consumidores com idades entre os 18 e os 24 anos vão à loja sempre ou frequentemente.

Os homens sentem a necessidade de ver

Os consumidores do sexo masculino têm maior propensão para visitar primeiro as lojas para ver, tocar e sentir produtos antes de fazer encomendas online (60% dos homens, contra 52% das mulheres).

A interação do produto é crítica

O facto de tantos consumidores ainda preferirem ver, sentir ou experimentar produtos fisicamente antes de os comprar online mostra como a viagem de compras dos clientes está a evoluir. Por isso, online ou offline, retalhistas e marcas devem proporcionar uma experiência atraente para o novo consumidor.

No mundo físico, isso traduz-se em lojas com uma apresentação interativa e informativa dos produtos. Ter funcionários de loja capazes de responder às questões do cliente ou equipar os vendedores com a última tecnologia disponível para ajudá-los é outra das estratégias.

Já no reino digital, os retalhistas devem aplicar continuamente tecnologia de ponta e cada vez mais sofisticada para melhorar os seus portais e aplicações móveis para que os clientes comprem os artigos sem os terem visto da forma mais confortável possível.

Fonte: https://www.portugaltextil.com/ver-na-loja-comprar-online/

Data:2017-05-12    Visualizações: 44


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