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Resposta rápida ao mercado motiva novas formas de negócio

Com o mercado internacional a sofrer alterações em toda a linha, a capacidade de resposta das empresas às solicitações do mercado poderá ser um elemento determinante para assegurar ganhos de competitividade de relevância.

O Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP) lidera um projeto que procura assegurar uma resposta rápida às tendências e preferências dos consumidores para artigos de moda, através da análise da interação e sensorização de lojas e desenvolvimento de novos materiais, calçado e tecnologias. O projeto Fashion-Cognizant-Manufacturing (FASCOM) promove um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação ao longo da cadeia de valor sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas.

“A disponibilização desta informação a montante do ponto de venda reduz custos e aumenta as vendas promovendo o desenvolvimento e o fabrico de produtos que respondem melhor às preferências dos consumidores”, destacou Leandro de Melo. Para o Diretor-Geral do Centro Tecnológico de Calçado “neste ciclo está incluída a logística (com redução de stocks ao longo da cadeia de fornecimento, menores perdas de vendas, maior facilidade na gestão do aprovisionamento) e o marketing (melhor segmentação do mercado, dados sobre aceitação dos artigos, planeamento e implementação de promoções) ”.


Para tornar este desígnio ainda com maior potencial no setor do calçado, este projeto “inclui a conceção e desenvolvimento de um novo conceito de produção de calçado, novos materiais, produtos de calçado customizados e tecnologias de fabrico”. Acresce que questões como a conceção, o fabrico e a distribuição são geridos por empresas distintas. Dessa forma, “possibilita ao detentor da marca e ao produtor o acesso à informação recolhida na loja (naturalmente à informação que for considerada relevante e nos termos e condições acordados entre as partes). Este acesso é essencial para a conceção de novos produtos, mas também para gestão da produção e das campanhas de marketing.

Este projeto tem como promotor líder a Fábrica de Calçado Sozé, mas envolve outras entidades como CEI, Inovretail e Inesc Porto.


Fonte: APICCAPS/CTCP

Data:2017-04-07    Visualizações: 2107


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