Segunda-Feira 23 de Outubro de 2017 é o visitante nº 8 592 411 Institucional | Mapa do Site | Localização| Contactos |
Newsletter
Ver todas

Subscrever newsletters




Links
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


1º curso de Verão do CTCP: Jovens aprendem como se produz um sapato

Uma sabrina por cada formando foi o resultado do trabalho dos alunos do 1º Curso de Verão, que o CTCP promoveu para jovens.
Durante um mês, 10 jovens dos 16 aos 28  tiveram, na sua maioria, o seu primeiro contacto com o setor do calçado. No final do curso, quase todos afirmam estar interessados em abraçar uma carreira profissional no setor.

O curso foi desenvolvido num atelier, nas instalações do CTCP em São João da Madeira, onde os formandos abordaram todo o processo produtivo de um sapato e colocaram em prática algumas das áreas, nomeadamente a modelação, o corte e o acabamento, e com a ajuda dos formadores cada um pode desenhar e produzir um modelo próprio.

O CTCP desenvolveu esta 1ª experiência do curso de verão para jovens, cujo resultado foi muito positivo, e pretende continuar a apostar em iniciativas desta natureza que possam promover o setor junto dos jovens e transmitir competências técnicas, que são sempre valorizadas para quem pretende abraçar uma carreira no setor.

Esta ação piloto integra-se no projeto europeu LEARN2WORK apoiado pela União Europeia no âmbito do Programa ERASMUS+, Ação-chave 2 “Parcerias Estratégicas para a Inovação na Educação e Formação Profissional, onde se pretende adaptar o modelo escandinavo das “Production Schools” à realidade portuguesa. www.learn2work.eu

Para além de formação técnica, os participantes tiveram também formação nas áreas de trabalho em equipa, relacionamento interpessoal, segurança e saúde no trabalho, ensaios laboratoriais e tecnologias de informação e comunicação. O curso incluiu ainda visitas a empresas do setor, nomeadamente: a um armazém de matérias primas, a uma empresa de modelação e corte (manual, mecânico e automático) e a uma empresa de calçado onde puderam observar todos os processos produtivos.
 



Foto de grupo


Testemunhos dos participantes

“Antes de entrar para a formação de produção de calçado não tinha criado grandes expectativas, pois era um setor que nunca tinha tido contacto, contudo sempre me despertou interesse, uma vez que é a indústria mais sexy de Portugal. Deste setor apenas sabia que está em franca expansão no nosso país e no mundo, por isso vi esta formação, como sendo uma oportunidade de aprender sobre uma área diferente da minha.”
Fátima

“Foi possível apreender e conhecer de uma forma geral o sector do calçado, desde as matérias primas, componentes , ao funcionamento  e organização de uma fábrica e vários sectores dentro da mesma, assim como, todas as etapas de criação, técnicas, máquinas e desenvolvimento para a conceção de calçado. ” 
Luisa


“No fim da formação saio com conhecimentos que nunca tive e que me ajudarão para a faculdade ou para a academia de s. João da Madeira, se conseguir entrar. A expetativa que fiz sobre o calçado em geral corresponde ao que tinha imaginado e é sem duvida um caminho a seguir”.
Diana

“Sinto-me com mais conhecimento, com mais capacidades para me inserir no mercado de trabalho”
Eulália
“Se, por ventura, trabalhar na gestão de uma fábrica de calçado, estes conhecimentos vão auxiliar-me a fazer o meu trabalho de uma melhor forma, já que terei conhecimento dos processos necessários, das máquinas necessárias e dos materiais necessários. “
Marta

“Definitivamente, posso concluir que este foi um projeto bastante educacional, motivador, dinâmico, prático, que superou todas as espectativas que para este tinha criado. Com isto, sinto-me com imensa satisfação, autorrealização e contentamento por ter ingressado nesta formação, e com todos os conteúdos que aqui aprendi, que vão ter imenso uso na minha carreira profissional e me irão ajudar a entrar no mercado de trabalho no setor do calçado. ”.
Filipa

“Eu gostei de tudo mas o que gostei mais foi de aprender a fazer um sapato do inicio ao fim.”
Roberto

“Saio daqui com bastantes conhecimentos e gostei do que aprendi. Futuramente gostava de seguir esta área”.
Ana

“No final sinto-me bem em ter participado nesta formação. Eu encaro muito bem o mercado do trabalho no setor do calçado acho que me iria adaptar muito bem porque eu gosto muito deste setor”.
Filipe

“Gostei de tudo em geral mas gostei muito da área de corte, poderia cortar em diversas formas como na navalha, balance e corte automático. Gostava de trabalhar nesta área”.
Ana Filipa







Fonte: ctcp

Data:2017-08-02    Visualizações: 519


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




----------------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações