Notícias

Workshop Balanced ScoreCard: Inscrições abertas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Workshop Balanced ScoreCard: Inscrições abertas

O CTCP vai promover o Workshop “Balanced ScoreCard”- no dia 19 de janeiro de 2016, em São João da Madeira e no dia 26 em Felgueiras.

O Balanced Scorecard (BSC) – É uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da empresa em indicadores de desempenho a diversos níveis - financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem - que se podem monitorar. Este Workshop tem como objetivo desenvolver competências nesta matéria para o/a ajudar a enfrentar um desafio, aproveitar uma oportunidade de negócio ou simplesmente responder com eficácia à mudança do mundo.

Empresas que utilizaram o BSC reconhecem o seu valor na clarificação da estratégia, alinhamento de recursos, transformação da abordagem ao mercado.

Testemunhos  de algumas empresas que utilizam o Balanced Scorecard e reconhecem o valor da ferramenta na sua gestão estratégica

1.Empresa bem-sucedida mas a trabalhar muito dependente do regime de produção para private label, pretendia subir na escala de valor e aumentar as suas margens, apostando na inovação e na sua marca. Utilizou o balanced scorecard para clarificar uma estratégia, trabalhar o ecossistema da procura (prescritores, influenciadores, distribuidores, agentes e retalhistas) e alinhar as pessoas, os investimentos e a atenção.

2.Empresa inserida num grupo multinacional do ramo automóvel, a sentir-se relegada dentro do grupo, para projetos pouco atraentes e pouco rentáveis, pretendia melhorar o seu posicionamento competitivo dentro do grupo, para poder diferenciar-se em segmentos com margens mais interessantes (o truque de aproveitar as restrições, os pontos fracos como se fossem pontos fortes, tudo depende do ponto de vista, da abordagem estratégica). Utilizou o balanced scorecard para clarificar uma estratégia e alinhar as pessoas, os investimentos e a atenção.

3.Empresa inserida num sector muito competitivo do mercado interno, em plena contração económica de 2013), pretendia focar-se em segmentos onde os clientes lhe reconheciam vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, dar prioridade às tarefas alinhadas com a estratégia. Utilizou o balanced scorecard para clarificar uma estratégia e alinhar as pessoas, os investimentos e a atenção.
4.Empresa inserida no mercado interno dos materiais de construção, um mercado com excesso de oferta e em crise profunda, percebe que não pode competir pelo preço mais baixo num mercado comoditizado. Desenha uma estratégia baseada na inovação e no papel preponderante dos prescritores e influenciadores, que converte num balanced scorecard e num conjunto de iniciativas estratégicas para transformar a abordagem da empresa ao mercado.

5.Grupo com 3 empresas que operavam de forma desgarrada no mesmo sector de atividade desenvolveu uma estratégia corporativa para identificar e potenciar sinergias comuns. Depois, traduziu essa estratégia num balanced scorecard corporativo e num conjunto de iniciativas estratégicas para mudar a realidade.


Programa:
Qual é o desafio da empresa?
A essência da estratégia: escolher e renunciar
Selecionar os clientes-alvo e outros parceiros
Traduzir e estratégia num mapa
Construir um Balanced Scorecard
Transformar a empresa
Monitorizar a viagem para o futuro desejado

Duração: 7 horas
Data/horário: S. João da Madeira - 19 de janeiro 2016 / 9:30h-13:00h e 14:00h-17:30h
Felgueiras -  26 de janeiro    / 9:30h-13:00h e 14:00h-17:30h
Destinatários: gestores, empresários e empreendedores
Formador: Carlos Pereira da Cruz

Carlos Pereira da Cruz é licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem uma Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade segundo os requisitos da European Organization for Quality. É autor de vários livros entre eles o livro “Balanced Scorecard – Concentrar uma organização no que é essencial” (Editora Vida Económica - 3ª edição). Tem vindo a orientar estágios e projetos de alunos finalistas de Engenharia do Ambiente, Gestão da Qualidade e outros cursos, de várias universidades. É formador e consultor na área de gestão.

Custo: 60,00€ . Pagamento até 2 dias antes do início da formação

Inscrições: até dia 5 dias antes do início da formação, para o e-mail [email protected].

Gostaríamos de contar com a sua presença.

Fonte: ctcp
7214

Voltar