Notícias

Setor do calçado testa formação dual em Portugal

Projeto Dualtrain

sexta-feira, 17 de junho de 2016
Setor do calçado testa formação dual em Portugal

No âmbito do Projeto Europeu Dualtrain, o sistema de formação profissional dual, bem sucedido em países como  a Alemanha, está a ser testado em Portugal no setor do calçado.

Com base no modelo de ensino alemão, foi elaborado um programa piloto, adaptado à realidade portuguesa e que está agora a ser testado em 2 empresas de calçado. O programa utilizado para a formação dos jovens inclui 35 horas de formação em sala e 120 horas de formação prática nas empresas (8 horas/dia). A formação decorreu no CTCP e os jovens estão agora a colocar em prática os conhecimentos, nas empresas de calçado, especificamente na área de corte.

O programa inclui igualmente formação para os tutores, que são os trabalhadores das empresas com a responsabilidade de acolher estes jovens e de os acompanhar e apoiar neste processo de aprendizagem.
As empresas mostraram-se desde logo recetivas a esta iniciativa que pretende formar jovens e atraí-los para o setor do calçado.

 
O sistema de formação dual combina a aprendizagem em contexto de trabalho e em contexto escolar e é praticado com sucesso em vários países, nomeadamente na Alemanha.


O modelo de formação profissional traz vantagens para as várias partes envolvidas: empresas, formandos e governo. Para as empresas porque lhes garante trabalhadores com formação adequada e reduz os custos de recrutamento e de integração de novos colaboradores. Para os formandos, uma vez que lhes garante formação específica e importante para o mercado de trabalho, em contexto real; e finalmente para os governos, pois permite a redução do impacto no orçamento de Estado e um contributo para o combate ao desemprego.


O projeto Dual Train - Building a Sustainable Approach to the Dual Vocational Training System in Portugal, Spain and Germany, conta com parceiros de Portugal (UM-Universidade do Minho, EDIT VALUE (UM Spin-off) e CTCP-Centro Tecnológico do Calçado de Portugal), Alemanha (ITB -Organização Nacional de Formação e ISC-Centro de Formação e Investigação) e Espanha (INESCOP - Centro de Investigação do Setor do Calçado).



Fonte: ctcp
5771

Voltar