Notícias

Já é possível calcular a pegada de carbono de um par de sapatos

terça-feira, 24 de maio de 2016
Já é possível calcular a pegada de carbono de um par de sapatos

No âmbito do projeto europeu LIFE CO2Shoe "pegada de carbono no setor do calçado", do qual o CTCP é parceiro, foi desenvolvida uma ferramenta de cálculo da pegada de carbono específica para o sector do calçado.

Usando esta ferramenta de cálculo, é possível quantificar as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, de um par de sapatos, em todo o seu ciclo de vida.

Com este indicador, todo o processo de fabrico pode ser estudado, desde a produção da matéria-prima até ao fim de vida dos sapatos, de forma a se poder implementar ações de melhoria ambiental.

O cálculo da pegada de carbono tem em consideração 8 fases do ciclo de vida do calçado, incluindo todas as entradas e saídas relacionadas com o seu fabrico, desde a extração da matéria-prima até ao fim da vida dos sapatos.

Quais os benefícios do cálculo da pegada de carbono do calçado?

• Permite um estudo abrangente do processo de produção do calçado a ser produzido, desde a entrada da matéria prima, passando por todo o processo de produção até ao fim do ciclo de vida do produto.

• Permite a redução de custos, devido à otimização dos processos de produção, dos recursos, matérias-primas, energia e água.

• Fortalece a imagem do produto, marca ou empresa.

• Aumenta as vendas e oportunidades de emprego, na medida em que ajuda a responder às solicitações dos clientes/ fornecedores que valorizam produtos de baixo impacto ambiental.

• Contribui para a luta contra as alterações climáticas.

RESULTADOS OBTIDOS NA AÇÃO-PILOTO
A ação-piloto foi realizada em 16 empresas de 4 países (Espanha, Itália, Polónia e Portugal). Foi calculada a pegada de carbono de 36 modelos diferentes de calçado.
Os resultados obtidos nesta ação apresentaram valores da pegada de carbono entre 1,3 e 25,3 kg CO2eq, com uma média de 10 kg CO2eq por par de sapatos (com embalagem).
O valor da pegada de carbono varia de acordo com o estilo de sapato em estudo (senhora, homem, crianças, calçado de interior ou calçado de segurança), em que o design, materiais e peso eram bastante diferentes.

Foi apurada a contribuição média das fases mais importantes do ciclo de vida do sapato , cujos resultados são os seguintes:
Produção de componentes- 58%
Montagem e acabamento-11%
Produção da embalagem-16%
Distribuição-6%
Fim de vida do calçado e embalagem- 9%


RECOMENDAÇÕES DE MELHORIA DA PEGADA DE CARBONO NO CALÇADO

 Depois da ação-piloto, as empresas envolvidas receberam um relatório dos resultados obtidos, bem como algumas recomendações personalizadas para melhorar a pegada de carbono do modelo de calçado estudado.
As recomendações focaram-se principalmente na utilização de materiais com menor impacto ambiental, na redução do peso dos componentes (quando possível), na redução no consumo de energia, na substituição de produtos químicos à base de solvente por soluções à base de água, na otimização do transporte de carga e utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente.


Para mais informações, consulte o site do projeto: http://www.co2shoe.eu


Fonte: CTCP
6322

Voltar