Notícias

O conforto no calçado é a nossa prioridade

COMFORT LAB

segunda-feira, 25 de maio de 2015
O conforto no calçado é a nossa prioridade

O conforto do calçado é um dos principais tópicos de investigação e desenvolvimento no setor do calçado pela importância que adquiriu para os consumidores e para a própria indústria. Os consumidores são, cada vez mais, pessoas esclarecidas e exigentes que procuram produtos diferenciados de valor acrescentado e que promovem o seu conforto, saúde e bem-estar. Para manter a competitividade, as empresas de calçado apostam no desenvolvimento de produtos diferenciados e avançados para responder às necessidades do mercado.

Quando falamos em conforto do calçado podemos estar a referir-nos às mais variadas características que passam pelo seu calce, maciez do interior, conforto térmico (temperatura e humidade relativa), flexibilidade, peso, amortecimento, absorção de impacto no calcanhar, distribuição da pressão plantar, entre outras.

Nos últimos anos, uma importante componente de I&DT tem foi (e continuará a ser) dedicada aos desenvolvimento de novos materiais, componentes e construções de calçado para promoverem o conforto, a saúde e o bem-estar dos consumidores. Para acompanhar esta evolução foi também necessário intervir ao nível dos testes e sistemas de ensaio, uma vez que não se encontram disponíveis normas de testes harmonizadas disponíveis, quer ao nível nacional quer europeu, dedicados à caracterização conforto do calçado. À semelhança de outros laboratórios Europeus, o CTCP investiu nesta temática e desenvolveu e implementou no seu laboratório metodologias e sistemas de teste.

O conforto do calçado é algo complexo de caracterizar e medir, pois envolve um grande número de parâmetros. O CTCP tem à disposição da I&DT e dos seus clientes uma grande variedade de testes, que podem ser agrupados da seguinte forma:
1. testes com usuários que envolvem uma avaliação subjetiva, mas importante, através do preenchimento de um questionário sobre os parâmetros relacionados com o conforto;
2. testes com usuários de medição da temperatura e humidade relativa no interior do calçado e a pressão plantar, durante a utilização do calçado;
3. testes de laboratório para medição da absorção do impacto no calcanhar, amortecimento, rigidez torsional e longitudinal, resistência ao escorregamento;
4. testes com sistemas avançados que integram um pé artificial térmico com sudação controlada para determinação do isolamento térmico do calçado e um simulador da marcha com pé articulado para medição da pressão plantar e forças de reação ao solo.

As diferentes metodologias de teste complementam-se permitindo obter uma “imagem” global do conforto do calçado e integram o laboratório de conforto, COMFORT LAB, criado no âmbito do projeto CTCP_BIOCONFORT.

A implementação deste laboratório é um grande avanço técnico para o CTCP e para a estratégia estabelecida para a Indústria seria pó rtuguesa do calçado que aposta na investigação & inovação, na qualidade & diferenciação e nos produtos de valor acrescentado. O laboratório COMFORT LAB é uma mais-valia para o apoio às atividades de I&DT, mas também uma ferramenta importante para o controlo de qualidade dos produtos de calçado.


Fonte: CTCP
5811

Voltar