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Centenário investe 1,2 milhões para ampliar instalações

quinta-feira, 2 de abril de 2015
Centenário investe 1,2 milhões para ampliar instalações

A fábrica de calçado Centenário, fundada em 1941,  vai investir 1,2 milhões de euros para ampliar para mais do dobro as suas instalações.

A unidade de produção ocupa atualmente 2.500 metros quadrados e passará a contar com mais 3.070, o que aumentará a produção média diária de 600 para 750 pares de sapatos, anunciou à agência Lusa o sócio-gerente da empresa, Domingos Ferreira.

"Temos hoje na empresa 73 trabalhadores, que trabalham um pouco apertados", afirma o empresário. "Quando decidimos alargar a fábrica o nosso objetivo não era produzir mais, mas a realidade é que, só pelo facto de os funcionários passarem a ter mais espaço para circular e trabalhar, o novo pavilhão deve conduzir a um aumento de 15% na produção", admite o empresário.

A empreitada terá início durante o verão e prevê-se concluída no final do ano, após o que as atuais áreas de montagem e acabamento serão deslocadas para o novo recinto. Ao longo de 2016, este investimento obrigará depois ao recrutamento de "cinco a 10 novos trabalhadores, logo na primeira fase".


Cerca de 99% da produção da Centenário destina-se à exportação. Tendo como principais destinos:Finlândia, Estados Unidos, Dubai, China, Áustria, Alemanha, Luxemburgo e França.

Se a generalidade do calçado chega ao consumidor final a preços na ordem dos 800 ou 900 euros, os sapatos em peles mais raras podem, contudo, custar 8.000, como acontece com os confecionados com crocodilo do Mississípi. A empresa utiliza na sua produção peles de tubarão, raia, crocodilo, avestruz, pirarucu e outras espécies exóticas.


"São casos raros, porque os distribuidores só pedem um par sob encomenda expressa do cliente", reconhece Domingos Ferreira. "Mas, no global, o calçado que fazemos é sempre para preços elevados devido à escassez das peles, quase todas importadas e de tamanho reduzido, o que dificulta o aproveitamento das áreas úteis", explica Domingos Ferreira.
Na fatura a apresentar pela Centenário influem ainda os sistemas de montagem aplicados no calçado da casa, já que à metodologia Blake a empresa também acrescenta o formato mais complexo da construção Goodyear.

"Esse sistema permite o perfeito ajuste do pé ao calçado, para maior conforto, melhor isolamento e amortecimento, mais força e durabilidade", elucida o empresário. "É uma técnica mais cara, mas temos clientes que nos contactam especificamente por causa deste tipo de montagem", assegura.

A produção de calçado de golfe é outra atividade da empresa. Mas a inovação  mais recente consiste na produção de calçado com mensagens personalizadas na sola, mediante impressão a laser em diferentes idiomas, e a criação de sapatos adaptados à fisionomia podológica do cliente, com base num scan aos seus pés em 3D a 360 graus.


Fonte: DinheiroVivo,01.abr.2015
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