Notícias

Parceiros do projeto DUALTRAIN visitam empresa de calçado alemã e analisam sistema de formação dual

quarta-feira, 24 de junho de 2015
Parceiros do projeto DUALTRAIN visitam empresa de calçado alemã e analisam sistema de formação dual

Perceber como o sistema de formação profissional dual funciona na Alemanha, e adaptá-lo/transferi-lo para Portugal e Espanha, em particular para o setor do calçado, é o principal objetivo do Projeto Europeu Dualtrain.

Nesse sentido, no âmbito da 2ª reunião do projeto, que ocorreu em Bremen, na Alemanha, nos dias 18 e 19 de junho, os parceiros transnacionais visitaram a empresa de calçado Alemã LLOYD, onde puderam ver de perto e em funcionamento o sistema de formação dual. Trata-se de um sistema que combina a aprendizagem em contexto de trabalho e em contexto escolar e é praticado com sucesso em vários países, nomeadamente na Alemanha, como puderam constatar nesta empresa.

Com esta iniciativa os parceiros pretendem obter mais conhecimentos sobre este modelo de ensino, recolher informação e boas práticas acerca das tentativas prévias de implementação, por forma a ser possível avaliar o potencial de adaptação à realidade portuguesa.

No decorrer deste 2º encontro presencial, os parceiros fizeram uma avaliação do progresso dos trabalhos, discutiram os principais resultados das entrevistas realizadas em Portugal, Espanha e Alemanha, aos vários intervenientes dos diferentes sistemas de ensino, bem como empresas do setor do calçado e  definiram as principais orientações para a realização de um Focus Group. Trabalhos que vão servir de apoio ao desenvolvimento de um Plano de Formação, relacionado com o setor do calçado, para futura implementação do teste piloto, em algumas empresas de calçadas portuguesas.

O projeto

O projeto Dual Train - Construir uma abordagem sustentável para o modelo de formação profissional dual em Portugal, Espanha e Alemanha-pretende desenvolver uma abordagem do sistema de formação dual em Portugal e Espanha.

Este projeto assenta numa primeira abordagem do sistema de formação profissional dual, não existindo nenhumas semelhanças no sistema de ensino português e muito poucas no sistema espanhol e foca-se no setor do calçado, como projeto piloto.

O sistema alemão de formação profissional dual surge como a alternativa com maior sucesso, o que levou já diversos governos de vários continentes a implementá-lo com os devidos ajustamentos e de acordo com os respetivos sistemas de ensino. O sistema alemão tem como objetivo fornecer aos trabalhadores competências, conhecimento e experiência que lhes permita assegurar um posto de trabalho qualificado. Para além das competências profissionais, a formação prática permite a aquisição de outras competências como a responsabilidade, o trabalho de equipa e a capacidade de aprendizagem.
Portugal, e o setor do calçado em particular, começa a olhar para este sistema de formação como uma alternativa, que visa combater a falta de mão-de-obra técnica qualificada.

Os benefícios do sistema de formação profissional dual distribuem-se pelas várias partes envolvidas, designadamente:
•Empresas, garantindo-lhes trabalhadores com formação adequada e reduzindo os custos de recrutamento e de integração de novos colaboradores;
•Formandos, garantindo-lhes formação específica e importante para o mercado de trabalho, em contexto real;
•Governos, com a redução do impacto no orçamento de Estado e um contributo para o combate ao desemprego.

O projeto teve inicio em Novembro de 2014, tem a duração de dois anos, e envolve cinco parceiros de três países, com a experiência e o conhecimento necessário relacionados com o sistema de formação dual. O projeto é liderado pela Universidade do Minho (Portugal), fazendo também parte do consórcio: a EDIT VALUE Consultoria Empresarial; o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal; o ISC - International Shoe Competence Center (Alemanha); o ITB - Institut Technik und Bildung / Universität Bremen (Alemanha); e, o INESCOP - Instituto Tecnológico Del Calzado Y Conexas (Espanha).
Para mais informações, consultar o website do projeto em www.dualtrain.eu



Fonte: ctcp
6649

Voltar