A Eureka Shoes, que em dezembro inaugurou no Luxemburgo a sua primeira loja no estrangeiro, em regime de franchising, prepara já para o segundo semestre deste ano nova abertura, desta feita em Amesterdão, capital da Holanda.
Em Portugal, a marca da Alberto Sousa, Lda, uma das maiores empresas nacionais de calçado, sedeada em Caldas de Vizela, tem já uma rede de 27 lojas próprias, e prepara-se para abrir mais três até junho e outras tantas na segunda metade do ano. Lisboa, Fórum Algarve e Guimarães são as localizações escolhidas.
"Temos outras situações pendentes e que estamos a analisar, designadamente em Espanha, na Suíça e na Suécia. Na verdade, temos pedidos de abertura de lojas em cerca de 20 países, mas isto são coisas que têm de ser estudadas caso a caso porque queremos, sempre, dar passos seguros", explicou ao Dinheiro Vivo, Filipe Sousa, administrador da Eureka, marca que integrou a delegação portuguesa presente na última semana na Micam, a maior feira de calçado do mundo, em Milão, e onde estiveram presentes 84 empresas nacionais de calçado. A Eureka está, também, à procura de masterfrachisers da marca para a América Latina já que, atendendo à distância, acredita ser esta a melhor forma de reduzir o risco.
"Vamos, em junho, à Colômbia e ao Chile para uma segunda ronda de negociações. Queremos vender o conceito para a zona e há dois potenciais interessados, mas a distância também é um obstáculo e, por isso, vamos diretamente lá novamente", adianta. Mas mesmo que o acordo seja fechado com alguma rapidez, só em 2016 haverá lojas Eureka na América Latina. É que, entre a finalização das negociações, com o Ok da marca à localização do novo espaço, etc., e a sua efetiva abertura ao público medeiam cerca de seis meses. É por isso que a loja de Amesterdão cujas negociações estão praticamente fechadas, só deverá estar operacional lá para setembro ou outubro, diz Filipe Sousa.
Em Portugal, onde a marca dispõe já de uma rede de retalho com 27 lojas, a Eureka irá, ainda, abrir mais uma em Lisboa (está já no Chiado, Saldanha, Almada Forum, além de Alfragide e Cascais), outra em Guimarães (já tem duas na região) e uma Forum Algarve. Sobre as três a quatro previstas para o segundo semestre, o empresário não abre, para já, o jogo sobre localizações, e diz, apenas, que o investimento total, na rede de retalho, até ao final do ano, rondará os 700 mil euros.
Aliás, "tudo o que é investimento" no grupo está focado no retalho, na medida em que a empresa dispõe, do ponto de vista fabril, das suas necessidades perfeitamente cobertas. O objetivo é chegar, até ao final de 2016, com uma rede própria de 40 espaços em território nacional, "nos espaços mais apetecíveis, seja nas melhores ruas de comércio do país seja nos shoppings com mais tráfego", diz, sendo que, no futuro, a empresa admiti ceder a marca, em regime de franchising, "para cidades mais do interior e zonas de segunda linha".
Fundada em 1986, a Alberto Sousa é uma referência no sector no calçado de alta qualidade para homens e senhora. Dos 2500 pares de sapatos que produz por dia, tem na Alemanha, França e Escandinávia os seus principais mercados, já que só 25% da sua produção se destina às suas lojas Eureka. Os restantes 75% são, ainda, para grandes marcas mundiais, como Isabel Marant, Lanvin, H&M, entre muitas outras. Filipe Sousa reconhece que o objetivo é que a rede de retalho Eureka possa vir a absorver 30 a 35% da produção da fábrica, mas não mais, até porque não quer deixar de fornecer estas grandes marcas, algumas das quais "estão connosco há 25 anos e acompanharam a vida da empresa". Com cerca de 350 trabalhadores - 300 só na parte industrial - o grupo Alberto Sousa, Lda fechou 2014 com uma faturação acima dos 20 milhões de euros.