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Manequim fala ao consumidor

quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Manequim fala ao consumidor

Os primeiros manequins do mundo que podem interagir com os clientes através de smartphones entraram em funcionamento no Reino Unido. A tecnologia foi desenvolvida pela britânica Iconeme através do seu sistema VMBeacon e os manequins foram concebidos pela Universal Display.

Os novos manequins estão equipados com emissores que enviam alertas para os smartphones dos compradores que estão a passar a menos de 45 metros, proporcionando o acesso a informação sobre os produtos em exposição. A informação enviada inclui elementos como a composição dos produtos, o toque e o preço.

A tecnologia está a ser utilizada pelos retalhistas de moda French Connection e Jaeger, encontrando-se na montra dos grandes armazéns Bentalls em Kingston, no sudoeste de Londres, na loja da House of Fraser em Aberdeen e na Hawes & Curtis no centro de Londres.

Os consumidores que instalarem a aplicação associada aos manequins da Iconeme recebem pormenores sobre as roupas e o calçado, em termos de onde encontrá-los na loja e quanto custa cada artigo. A aplicação pode também ser conectada ao website da loja, o que significa que os produtos vistos na montra podem ser comprados online, independentemente da loja estar aberta.

O emissor é instalado diretamente em cada manequim e transmite a informação que foi programada pelo retalhista através de um portal na web. Utilizando smartphones. os clientes podem também partilhar com os amigos pormenores sobre o que estão a visualizar.

A comunicação entre o manequim e o cliente é na forma de imagens e informações que aparecem no ecrã do smartphone, mas no futuro poderá ser um diálogo. Assim como o iPhone tem o sistema de controlo de voz Siri para os utilizadores, este mesmo sistema poderá ser usado para conversar com o manequim e questionar sobre os produtos que estão em exposição.

O retalhista pode escolher a informação que é disponibilizada e também aceder a informação sobre o cliente. Esta pode incluir a idade, sexo e localização do cliente, o produto que foi visto e se a compra foi feita online. Os clientes podem definir as configurações de privacidade da aplicação para decidir a informação que querem partilhar.

Um porta-voz da Iconeme confirmou que a empresa está em negociações com grandes retalhistas de vestuário dos Estados Unidos para lançar a tecnologia no mercado americano ainda este ano

Fonte: Portugal Têxtilo.21.out.2014
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