Notícias

Kyaia mostra tecnologia inovadora de produção e distribuição de calçado

terça-feira, 23 de maio de 2017
Kyaia mostra tecnologia inovadora de produção e distribuição de calçado

A empresa Kyaia voltou a abrir as portas, desta vez na unidade de produção da Kyaia e da FOREVA em Guimarães, para mostrar as tecnologias inovadoras que utiliza no processo produtivo e distribuição de calçado.

Cerca de 3 centenas de pessoas participaram na ação de Demonstração realizada no passado dia 19 de maio, onde tiveram oportunidade de ver as novas tecnologias desenvolvidas em projetos de IDT inovadores: o HSSF e Shoe ID, nomeadamente:

• Software de gestão para transportadores automáticos de costura com armazenamento de caixas junto aos postos de trabalho (SmartSL 4.0 - Smart Stiching Logistics);

• Sistema integrado de movimentação e transporte de produtos entre as secções de corte, costura, montagem, acabamento e embalagem orientado para a produção par a par;

• Sistema de corte integrado de pele por faca com novo programa de colocação de peças (nesting);

• Sistema de gestão e identificação por RFID;

Estes equipamentos e sistemas já em pleno funcionamento na Kyaia, nas suas unidades de Guimarães e Paredes do Coura, apresentam ganhos significativos de produtividade e flexibilidade. Benefícios que poderão ser também facilmente replicados noutras empresas, daí a importância de ações como esta, que visam promover e difundir as boas práticas desenvolvidas no âmbito de projetos de IDT recentes, junto das empresas do setor e de outros setores, para que  mais empresas possam aplicar estas tecnologias e beneficiar  das suas vantagens.

Estes projetos foram promovidos pela  Kyaia – Fortunato O. Frederico & Cª,  Lda, e contaram coma participação do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal , da Flowmat – Sistema Industriais, Lda., Silva & Ferreira Lda., Creative Systems, Lda., CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Lda, INESC TEC e FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto .

As entidades envolvidas, estiveram representadas no evento, onde tiveram oportunidade de apresentar e demonstrar os produtos desenvolvidos, junto dos participantes.

O evento foi realizado no âmbito do projeto PROSHOE- Disseminação, difusão, demonstração e transferência de conhecimento na fileira do calçado, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).




RFID ao serviço da industria

O projeto SHOE ID teve como objetivo desenvolver e implementar uma solução com utilização da tecnologia RFID em toda a cadeia de valor da industria do calçado: produção - distribuição - retalho. 

O sistema foi implementado na produção da Kyaia, no armazém Central / Centro de Distribuição da FOREVA e retalho na loja Kyaia em Lisboa.

A Kyaia inúmerou as seguintes vantagens do uso desta tecnologia RFID: redução de tempos de manuseamento, melhoria do serviço ao cliente, aumento de produtividade, automação de fluxos, redução de tempos mortos nas operações, redução de paragens, maior visibilidade, redução de erros de operação, inventários mais credíveis e potencial de interatividade com o cliente final.

Para Ana Gomes, responsável da FOREVA, a aposta nesta tecnologia permitiu à Kyaia “ aumentar a sua eficiência nas operações logísticas, conseguindo uma maior e mais confiável informação dos fluxos ao longo da cadeia de valor, com redução de tempos mortos de manuseamento e controlo, com melhor satisfação dos seus clientes nos negócios distribuição e retalho”.




Fonte: ctcp
2887

Voltar