A nova
feira de calçado de Düsseldorf, sucessora da GDS, conseguiu reunir o consenso
de expositores e visitantes na primeira edição. De 27 a 29 de agosto, o
universo do calçado concentrou-se na cidade alemã para dar a conhecer e ficar
por dentro das tendências que vão andar nos pés de todos na próxima primavera.
A Gallery
Shoes acolheu na Areal Böhler mais de 500 marcas internacionais de 16 países e
cerca de 9.200 visitantes profissionais, sobretudo europeus.
«Estamos
aliviados por esta confirmação unânime da indústria», afirmou, no final da
feira, Ulrike Kähler, diretora de projeto da Gallery Shoes. «Em apenas seis
meses criamos fundações sólidas com muito trabalho. Tivemos o início perfeito
que nos vai agora permitir concentrar em atrair mais compradores profissionais
internacionais, sobretudo do Norte da Europa», explicou.
Segundo a
organização, a cargo da Igedo, o sucesso foi conseguido graças à conjugação de
vários fatores, desde o bom tempo que se fez sentir em Düsseldorf, até ao
programa de eventos paralelos e distribuição das marcas pelas diferentes áreas.
«Estamos satisfeitos com este resultado, sobretudo tendo em conta os prazos
curtos que tivemos, mas claro que temos os olhos postos noutros objetivos para
o futuro – e estamos agora a avançar para a frente com entusiasmo», revelou
Ulrike Kähler.
Entre os
expositores, onde se incluíram, além dos alemães, belgas, holandeses,
franceses, italianos, espanhóis, escandinavos, britânicos, austríacos, polacos
e suíços, entre outras nacionalidades, marcaram presença 45 expositores
portugueses. A especialista em sapatos de vela Portside foi uma das marcas
lusas presentes na área Contemporary/Urban, tendo dado destaque aos modelos
Originals, Executive (uma coleção mais formal), à tecnologia impermeabilizante
WTD «e ainda aproveitou a visita a Düsseldorf para apresentar a sua nova
coleção Super Flex», adiantou a marca em comunicado.
Também na
mesma área, dedicada ao calçado contemporâneo e urbano estiveram insígnias como
a Skechers. «A feira é fresca e entusiasmante, era muito necessária e há muito
esperada», reconheceu Marvin Bernstein, sócio-gerente da marca conhecida pelos
seus ténis para o dia a dia.
Já William
Rich, diretor para a Europa das marcas Calvin Klein, Katty Perry Collections e
Juicy Couture – todas presentes na chamada Premium Zone –, destacou que «os
números dos visitantes foram promissores. A plataforma tem de ser impulsionada
por toda a gente envolvida, de forma a dar-lhe um apelo mais internacional, em
particular para visitantes da Escandinávia».
Conforto acima de tudo
Das
propostas apresentadas pelos expositores evidenciaram-se as tendências para a
primavera-verão 2018, uma estação que ficará marcada pelo conforto absoluto em
forma de ténis – em todas as cores e variações, incluindo materiais nobres como
laços em seda, aplicação de pedraria e filmes com brilho.
Os estilos
mule e os slip-on irão igualmente chegar às lojas, seja com saltos, seja em
versões rasas.
A paleta
de cores sente a influência dos metálicos mas apresenta-se também com reforços
ao nível dos brancos-marfim, azul-gelo e verde-menta, complementados pelos tons
de areia e cinzento. Pêssego, laranja, rosa-vivo e roxo-elétrico fazem
igualmente parte das opções.