Domingo 19 de Novembro de 2017 é o visitante nº 8 592 411 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos |
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Calçado: Resistência à formação de fendas espontâneas e sua progressão

O IPQ- Instituto Português da Qualidade acaba de editar a Norma Portuguesa: NP EN ISO 16177:2014- Resistência à formação de fendas espontâneas e sua progressão: Método de Flexão Belt.


Esta foi preparada pela CT 57- Comissão Técnica relativa a calçado, cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal ( ONS/ CTCP).
 
Esta norma específica o método de ensaio para determinar a resistência de um componente ou de um material, à formação de fendas espontâneas e sua progressão, quando submetidas a flexão repetida. O método é aplicável, principalmente a solas de calçado, mas pode também ser utilizado noutros componentes.
 
Trata-se de uma tradução da norma Europeia (EN ISO 16177:2012) à qual foi dado o estatuto de Norma Portuguesa: NP EN ISO 16177:2014. Esta versão portuguesa tem o mesmo estatuto que as versões oficiais (Alemão, Francês, Inglês) e já está disponível para comercialização, pelo IPQ.

O Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP) é o ONS-Organismo Nacional de Normalização  no domínio do Calçado, que desenvolve atividades de normalização no âmbito de um Protocolo de Cooperação, estabelecido com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 2003.

O trabalho da CT 57- Comissão Técnica relativa a calçado incide na normalização aplicável aos materiais e componentes para calçado, bem como ao calçado, incluindo a terminologia e definições, testes e ensaios e especificações.

Fonte: ctcp

Data:2014-03-26    Visualizações: 2920


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




----------------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações