Notícias

Artigos de pele e componentes para calçado com desempenhos positivos

terça-feira, 12 de maio de 2009
Artigos de pele e componentes para calçado com desempenhos positivos

Os artigos de pele e os componentes, tal como sucedeu no sector do calçado, apresentaram bons desempenhos no ano passado. Em ambos os casos se verificou um crescimento das exportações, ainda que num contexto de negócios bastante adverso. A APICCAPS diz que os três sectores reforçaram a sua posição relativa face aos seus concorrentes aos mais directos.
A indústria dos artigos de pele continua a sua trajectória de internacionalização. No ano passado, verificou-se um aumento de quase 20% nas vendas para o exterior, para cerca de 51 milhões de euros.
Destaque para o crescimento de mais de 40% em «bolsas e malas» (para 21 milhões de euros) e de quase 17% na classe de «outros artigos de pele». Em contrapartida, o «vestuário e acessórios de pele» teve uma quebra de mais de 11%, para 7,3 milhões de euros.

Também o sector de componentes para calçado conseguiu resultados melhores do que os esperados. O desempenho positivo ter-se-á ficado a dever, em grande medida, ao crescimento nas exportações de gáspeas, mais 34%, para 18 milhões de euros. 
 

Fonte: Vida Económica, Abril.09
1647

Voltar