Notícias

Crocs aposta no lifestyle

Desde a sua criação em 2003, a Crocs passou de 1,2 milhões de dólares de volume de negócios para mais de 847 milhões de dólares em 2007.

Em apenas cinco anos, o produtor de calçado tornou-se um gigante incontestado do sector graças ao seu modelo emblemático: o Caimão e os seus cerca de 50 milhões de pares vendidos. Mas para se transformar num actor firme do sector do calçado, um imenso desafio se apresenta aos responsáveis da marca americana: «de um calçado único, devemos impor-nos como uma marca de calçado lifestyle», explica Roelof de Leeuw, director de vendas da Crocs Europe. Perto dos mil milhões de dólares em receitas após quatro anos de existência, a Crocs alterou a estratégia para manter o crescimento. «Trata-se de fazer de 2009 um ano de confirmação para a Crocs», afirma Roelof de Leeuw.

A tónica vai ser colocada em quatro segmentos de distribuição: moda, desporto, restauração e medicina, assim como segurança. Cada um será dotado de uma oferta específica porque, apesar do mercado da Crocs não ser homogéneo, é preciso encontrar soluções para os problemas de distribuição. O exemplo é dado com a França, onde a Crocs detém desde 2 de Janeiro um novo agente comercial. Tendo-se associado à Off Limits, a divisão de desporto e outdoor da GPG Company, a marca «visa prioritariamente os GSS desporto, outdoor, multimarcas de moda, sapatarias, lojas de surf e Internet, mas retira-se das grandes superfícies», explica Patrick Genestier, fundador e dirigente da GPG. «Sobretudo porque estamos apenas a 20% daquilo que pode representar o mercado francês», acrescenta. Com efeito, o Hexágono ocupa apenas a nona posição dos países que vendem os modelos Crocs numa Europa, que pesa 180 milhões de dólares em receitas para um total de 43 lojas exclusivas e milhares de pontos de venda multimarca.


Fonte: Portugal Têxtil, 17.Fev.08
1991

Voltar