Notícias

Projecto TVC Formar apresenta produtos Inovadores

quarta-feira, 9 de julho de 2008
Projecto TVC Formar apresenta produtos Inovadores

Teve lugar no passado dia 19 de Junho, no  CITEVE a sessão de encerramento do projecto TVC Formar, com  especial destaque na apresentação dos resultados dos projectos de I&D desenvolvidos pelas empresas que participaram na iniciativa, bem como no balanço pormenorizado da actividade desenvolvida.
 
O projecto de formação TVC Formar – Formação Avançada em Nanotecnologia e Materiais Avançados, desenvolvido pelo CTCP,CITEVE , o CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), e as universidades do Minho, Aveiro e Porto, é um projecto de formação, inovador na forma e nos conteúdos, que decorreu durante 18 meses e contou com a participação, directa ou indirecta, de mais de 25 empresas e registou o envolvimento de 128 intervenientes.

No que respeita ao objectivo principal do projecto,  a formação de licenciados desempregados e activos das próprias empresas, este conseguiu garantir empregabilidade a 46% dos desempregados. Os que ainda não conseguiram colocação obtiveram uma vasta experiência que muito valorizará os seus currículos.

Foram formados mais de 32 elementos em áreas emergentes, como a Nanotecnologia e os Materiais Avançados. onde foram abordados temas como as nanociências, tecnologias emergentes de funcionalização de materiais, materiais e estruturas inteligentes, estruturas complexas e compósitas, e tecnologias de tratamento de superfície, assim como outras áreas transversais como a gestão de projectos, elaboração de planos de marketing e metodologias de optimização de processo e produto.

Na área do calçado foram desenvolvidos e caracterizados materiais poliméricos rígidos e flexíveis com propriedades físicas e funcionais adequadas. Juntamente com o desenvolvimento destes materiais, procedeu-se à implementação de metodologias de ensaio no CTCP para avaliação de novas funcionalidades.
 
O CTCP apresentou nesta sessão de encerramento os novos produtos desenvolvidos:
- Materiais rígidos, um produto obtido por termomoldagem – em Poliestireno(PS), para melhorar o aspecto exterior dos equipamentos sem que estes percam as suas características técnicas, tornando o aspecto das empresas mais sofisticado e inovador;

- Materiais Flexíveis  - Vira de calçado em material compósito obtida por extrusão, um material que é visualmente agradável e com resistência mecânica suficiente para aguentar a flexão, ao mesmo tempo o material utilizado está disponível no mercado . Assim o material utilizado foi o PVC;

- Ensaios Anti-Chama, neste domínio o trabalho desenvolvido prendeu-se com o compreender como os materiais e produtos  se comportam quando expostos a fontes de calor e à chama. Foram então estudados e implementados  3 métodos de ensaio : o método de isolamento ao calor, método de calor radiante e resistência à chama.

Foram aplicados retardantes de chama em diversos materiais utilizados na indústria de calçado e foram avaliados tendo em conta as suas propriedades térmicas e de verificação à chama de acordo com as normas ISO15025:2000 e EN15090:2006.

- Ensaios Anti-Bacterianos , foram desenvolvidos 2 métodos de ensaio  neste âmbito, um método qualitativo baseado na Norma AATCC 147 que permite avaliar o efeito anti bacteriano de materiais sintéticos, têxtil e couro para aplicação nos sectores do calçado, chapelaria e automóvel e um método quantitativo baseado na Norma ASTM 2149, que permite avaliar a redução do crescimento de bactérias, após um contacto dinâmico da amostra com o inoculo por um período de tempo especificado.

Os produtos e agentes Antimicrobianos, evitam a degradação e o surgimento de manchas provocadas pelo crescimento microbianos, aumentam o tempo de vida do produto e eliminam os odores provocados pelos microrganismos.
 
O projecto TVC Formar terminou assim com uma resposta eficiente e eficaz às necessidades de ID&T das empresas, de forma a motivá-las para o desenvolvimento de materiais técnicos e funcionais de elevado valor acrescentado e geração de conhecimento. 


Fonte: CTCP, 09.Jul.08
2125

Voltar