Notícias

Ensaios ao isolamento e resistência eléctrica

quinta-feira, 6 de março de 2008
Ensaios ao isolamento e resistência eléctrica

Existem condições particulares de uso no calçado de trabalho, ocupacional, de segurança e calçado de bombeiro, que requerem características especificas de protecção ao nível, por exemplo da dissipação das cargas electrostáticas e do isolamento eléctrico, em que o calçado tem que obrigatoriamente cumprir os requisitos de segurança impostos pelas directivas comunitárias, para Equipamentos de Protecção Individual regulamentados pelas normas harmonizadas.

Para calçado que se pretende com características especificas, o CTCP possui equipamentos de laboratório que permitem avaliar o isolamento e a resistência eléctrica em calçado de segurança, protecção ou ocupacional.
 
Equipamento para teste ao isolamento eléctrico

Tendo sido em parte desenvolvido no âmbito do projecto Flexifunbar, este equipamento tem como finalidade determinar o isolamento eléctrico de determinado calçado de forma a minimizar os riscos causados por uma descarga eléctrica, em instalações eléctricas até 10 000 volts AC.
As determinações são efectuadas de acordo com a norma EN ISO20344 alínea (5.11).


Equipamento para teste de resistência eléctrica

Este equipamento determina as propriedades eléctricas de um determinado calçado, uma vez que verifica se o calçado apresenta características condutoras e/ou antiestáticas bem como se as solas resistem a altas voltagens.

As determinações são efectuadas de acordo com a norma EN ISO20344 alínea (5.10) e são efectuadas da mesma forma para os três casos identificados, o que permite distingui-los é a especificação a cada um atribuída, ou seja:

- Calçado antiestático situa-se entre 100 KΩ e 1000MΩ;
- Calçado condutor deve ser inferior a 100KΩ;
- Solas  resistentes a altas voltagens deve ser superior a 1000MΩ.

Fonte: CTCP,06.Mar.08
3023

Voltar