Notícias

Rede europeia promove a implementação de sistema de produção ciber-físicos em pequenas e médias empresas

BEinCPPS

segunda-feira, 30 de julho de 2018
Rede europeia promove a implementação de sistema de produção ciber-físicos em pequenas e médias empresas

O BEinCPPS - Business Experiments in Cyber Physical Production Systems, projeto europeu em que participam o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado, o INESCTEC e a KYAIA – Fortunato O. Frederico, entrou na reta final de conclusão. Este projeto tem como objetivo principal promover a implementação de sistema de produção ciber-físicos em pequenas e médias empresas.


O BEinCPPS foi desenvolvido numa primeira fase nas 5 regiões Vanguard selecionadas (Lombardia em Itália, Euskadi em Espanha, Baden Wuertemberg na Alemanha, Norte em Portugal e Rhone Alpes em França), sendo depois alargada a todas as outras regiões Europeias, envolvendo os centros de competências e as PMEs locais.

Na região Norte, a Kyaia, dado o carácter tecnológico e inovador dos seus processos e produtos, foi selecionada para realização das experiências de aplicação do BEinCPPS. Nestas experiências exploraram-se as funcionalidades da plataforma ICT do BeinCPPS (por exemplo, Middleware, FIWARE COSMOS, FITMAN DyCEP, iLike Machine, 4DIAC), complementada por software específico (por exemplo, Acesso aos dados do PLC, Serviço analíticos de manutenção D2Labs, interface móvel para manutenção e monitorização dos postos e trabalho) e adoção de hardware (por exemplo, sensores inteligentes à base de microcomputadores BeagleBone).  Na base dos desenvolvimentos estiveram duas aplicações ICT:
1.    Monitorização e sincronização da produção para aumentar o nível de visibilidade da produção, fornecendo informação do estado da produção, em tempo real, para apoio à tomada de decisão; e
2.    Diagnóstico e manutenção preditiva para diminuir o tempo de inatividade dos sistemas logísticos automáticos, aumentando a sua utilização efetiva na produção e assegurando o bom funcionamento dos sistemas logísticos, por deteção em tempo real, de possíveis anomalias no chão de fábrica e prevendo anomalias futuras.

As soluções implementadas permitiram aceder à informação das linhas de produção, em tempo real; reduzir o tempo de inatividade dos postos de trabalho e dos manipuladores robóticos, através da deteção em tempo real de anomalias, quer nos postos de trabalho, quer nos manipuladores robóticos. Foi também desenvolvida uma interface apelativa e fácil que permitirá a usar a informação no imediato suportando as tarefas do dia-a-dia no chão de fábrica.

As soluções e o conhecimento desenvolvido no BEinCPPS estão a ser disseminadas e poderão ser transferidos para outras empresas do Cluster do Calçado, interessadas na digitalização, automação e modernização dos seus processos e empresas. Recentemente foi lançado o “Digital Innovation Hub” iMAN NORTE HUB, no qual participa o CTCP como centro de competências para o Cluster do Calçado.


Fonte: ctcp
4754

Voltar