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Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014

Rede ShoInov distinguida com Menção Honrosa

quarta-feira, 2 de julho de 2014
Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014

O IAPMEI apresentou no passado dia 25 de junho de 2014, em Lisboa, os resultados nacionais dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do empreendedorismo na Europa.
Nesta cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, foram divulgados os projetos vencedores nas diferentes categorias a concurso, assim como os dois projetos eleitos pelo júri nacional da iniciativa para representar Portugal na final europeia dos European Enterprise Promotion Awards – EEPA 2014, que terá lugar em outubro próximo, em Nápoles.

A  iniciativa ShoInov- Rede de Inovação da Fileira do Calçado, uma candidatura conjunta entre o CTCP e o INESC TEC, foi distinguida com uma Menção Honrosa, na categoria Desenvolvimento do Ambiente Empresarial.

 Este prémio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela rede informal de cooperação -shoeInov que visa contribuir para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas de calçado através da I+D+i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).


Coordenada pelo CTCP, esta iniciativa assenta na implementação de um programa de inovação que inclui projetos de I&DT – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e  estudos setoriais. Uma das virtudes desta rede tem sido a capacidade de trabalho em equipa, promovendo o desenvolvimento de novos materiais, novos produtos, novos equipamentos e processos. Na rede ShoeInov estão envolvidas cerca de 60 entidades, incluindo empresas de base tecnológica, empresas demonstradoras de tecnologias e processos avançados, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e associações setoriais.


Os projetos eleitos pelo júri para representar Portugal na competição europeia foram: a AMS Goma-Camps, que revolucionou o processo industrial tradicional com a implementação de uma ligação por pipeline ao seu fornecedor de pasta de papel, único na Europa, e que resultou em aumentos de eficácia e eficiência e competitividade em mercados externos, e a iniciativa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, promovida pela  Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como foco a angariação, seleção de ideias e apoio à concretização de projetos de empreendedorismo social, numa ligação à diáspora portuguesa.


Para além destes projetos, que venceram nas categorias ‘Apoio ao desenvolvimento dos mercados ecológicos e à eficiência de recursos’ e ‘Empreendedorismo Responsável e Inclusivo’, foram distinguidos mais 12 projetos de Norte a Sul do país, nas diferentes temáticas a concurso.


Ver lista de projetos premiados AQUI.
 

Mais informações sobre esta iniciativa no portal do IAPMEI.

Fonte: ctcp
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