Fazem solas para sapatos, investigam e apostam em novos designs e novos materiais. Exportam quase tudo o que fabricam. Itália está entre os mercados a que a Atlanta dá resposta. Mas são sobretudo os países do Centro e Norte da Europa, como Áustria, Noruega ou Suécia, que mais procuram esta empresa portuguesa.
É um exemplo da regeneração que ocorreu no sector do calçado. Criada em 1995, a Atlanta, uma unidade sediada em Macieira da Lixa, no distrito do Porto, exporta hoje cerca de 95% daquilo que produz, evidencia Joana Cunha, administradora da empresa.
Tal como adianta ao Negócios, a Atlanta dedica-se ao fabrico e comercialização de componentes para calçado, atuando em todas as fases deste processo, desde a pesquisa das tendências de moda, prototipagem e produção de solas em materiais vários, como borrachas vulcanizadas ou pele com injeção de borrachas termoplásticas.
A empresa desenvolve os seus produtos e serviços para a indústria de calçado, nomeadamente de moda, de conforto e desportivo. Dispõe de uma equipa de profissionais qualificados para o efeito. O que lhe permite ainda apostar na criação de coleções próprias e antecipar tendências.
Joana Cunha sustenta que parte deste trabalho resulta da preocupação em manter presença nos certames internacionais, mas também da investigação que é levada a cabo pela empresa na procura de novos materiais. Afinal, razões de sobra para que os mercados mais sofisticados da Europa procurem os serviços da Atlanta.
A Atlanta faturou 6,5 milhões de euros em 2012 e conta com 75 colaboradores.