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CTCP apresenta novas tecnologias para o cluster do calçado

Step2Footure – Aposta digital

terça-feira, 15 de janeiro de 2019
CTCP apresenta  novas tecnologias para o cluster do calçado

No dia 9 de Janeiro de 2019, realizou-se no CTCP,  o evento Step2Footure – Aposta digital, em S. João da Madeira, no âmbito do qual, durante um dia, as novas áreas de investigação e desenvolvimento estiveram em evidência. Este, contou com um seminário, onde foram debatidos temas relacionados com as inovações no setor do calçado em Portugal, calçado BIO (FAMEST), inovações digitais no setor (Step2Footure), impressão 3D (BEEVERYCREATIVE) e plataformas de venda online (The Feeting Room e Minty Square).

Após o seminário, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição de materiais e tecnologias: STEP2FOOTURE e assistir a algumas demonstrações de novas tecnologias, produtos e materiais emergentes no setor do calçado.

Em demonstração estiveram as tecnologias e produtos inovadores, desenvolvidos no âmbito de projetos de IDT coordenados pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como o Extra Light Safe Shoe, o Newalk ou o Fascom e BEinCPPs que assentam em produtos e tecnologias inovadoras para o cluster do calçado.

Sistemas ciberfísicos no calçado (BEinCPPs), loja interativa FASCOM (Fashion-Cognizant-Manufacturing), sistemas de corte que se adaptam integralmente às peças a cortar, impressão 3D ou materiais e componentes para calçado moda e calçado técnico foram algumas das inovações que os participantes tiveram oportunidade de conhecer.

Recorde-se que, no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020, o cluster do calçado já viu aprovados investimentos na ordem dos 94,4 milhões de euros. Até junho de 2018, estiveram envolvidas 273 empresas de calçado nos projetos do PT 2020, com um volume de vendas de 1100 milhões de euros – cerca de 50% do total da produção do cluster.

Estas empresas são responsáveis por 13 mil trabalhadores. O montante global de investimento aprovado foi de 94,4 milhões de euros, sendo as principais tipologias de investimentos ‘Feiras e Marketing’- 53 milhões de euros, ‘Equipamentos e Edifícios’ – 25 milhões de euros, ‘Investigação e Desenvolvimento’ – 8,2 milhões.

Para Luís Onofre, presidente da APICCAPS, “estes investimentos estão em linha com o  Plano Estratégico do setor”. Já Leandro de Melo, Diretor do Centro Tecnológico do Calçado considera que “a aposta na inovação tem evoluído de forma adequada e de acordo com os parâmetros sugeridos pelos especialistas”. Em termos práticos, “a inovação eficiente, geradora de valor, tem de cobrir três parâmetros fundamentais: criatividade, conhecimento e marketing”. Por outras palavras mais ligadas à semântica do setor “é necessário associar o design, com as funcionalidades e o marketing dos produtos”.

E é isto que o cluster tem feito e continua a fazer: “conceber novas coleções, com moda e design, e apresentá-las nas principais feiras mundiais”. Simultaneamente, “investe em marketing e comunicação junto dos mercados alvo e dos nichos mais receptivos à aquisição do calçado português”, considera Leandro de Melo. De acordo com o Diretor Geral do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), o setor tem vindo, igualmente a reforçar “os investimentos na melhoria da organização industrial e na otimização dos processos fabris garantindo que Portugal continua a ser uma indústria de excelência de nível mundial”. O desenvolvimento de novos materiais e processos que permitam a produção de novos tipos de calçado com funcionalidades adequadas aos consumidores de hoje, muito sensíveis, aos produtos ecológicos, sustentáveis, biodegradáveis e de reduzida pegada carbono é outra das áreas-chave de investimento do setor.

O evento realizou-se no âmbito do projeto Step2footure (https://step2footure.ctcp.pt), um projeto que visa a experimentação e promoção da utilização de tecnologias facilitadoras, tecnologias e materiais para fabricação aditiva, de sistemas de concepção e prototipagem de calçado customizado, de sistemas de produção ciber física e de soluções inteligentes para comercialização de calçado.




Fonte: CTCP
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