Notícias

Indústria 4.0: Industria de calçado quer estar um passo à frente

BEinCPPS

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
Indústria 4.0: Industria de calçado quer estar um passo à frente

Atualmente, enfrentamos desafios motivadores, que contribuem para a evolução do conhecimento na indústria do calçado, desenvolvendo novos paradigmas, tais como a “produção digital”. Estes são suportados pelos sistemas automáticos de corte, sistemas de produção, robótica e soluções avançadas de logística, assim como outras tecnologias já aplicadas nas principais empresas portuguesas. Este ecossistema começa também a adotar novas possibilidades tecnológicas de produção, gestão e marketing que integram os sistemas ciber-físicos (CPS), sensores, internet das coisas (IoT) e nuvens hibridas (“cloud”), contribuindo para atingir os objetivos estabelecidos para a Indústria 4.0 do cluster do calçado.

No sentido de preparar o cluster do calçado para a Industria 4.0, o CTCP participa no projeto Europeu BEinCPPS – Business Experiments in Cyber Physical Production Systems, que visa promover a implementação de sistemas de produção ciber-físicos em pequenas e médias empresas do setor do calçado.

PROGRAMA BEINCPPS
O BeinCPPS tem como objetivo integrar e experimentar uma plataforma de serviço nuvem-fábrica-máquina baseada na Internet do Futuro, numa primeira fase nas 5 regiões Vanguard selecionadas (Lombardia em Itália, Euskadi em Espanha, Baden Wuertemberg na Alemanha, Norte em Portugal e Rhone Alpes em França), sendo depois alargada a todas as outras regiões Europeias, envolvendo os centros de competências e as PMEs locais.

A Região Norte de Portugal foi uma das cinco regiões selecionadas e a indústria do calçado o caso de estudo escolhido no âmbito deste programa de investigação europeu. Neste contexto, o CTCP, a KYAIA e o InescTec - todos localizados na região Norte - estão a trabalhar com uma extensa equipa de investigadores e criadores de tecnologia e centros de investigação e inovação.
O projeto é coordenado pelo Instituto Politécnico de Milão e tem como objetivo elevar o High Speed Shoe (HSSF), previamente desenvolvido, a um nível “mais inteligente”.

O Projeto HSSF implementou um sistema de produção de resposta ágil, flexível e rápida que responde prontamente às necessidades do mercado, integrando um sistema de corte avançado, ferramentas internas de logística e gestão, para garantir o transporte automático de materiais, componentes e produtos finais ao longo de toda a cadeia. Esta solução reduz grandemente os stock intermédio e reduz e reduz drasticamente o tempo de entrega do produto de três a quatro semanas para um ou dois dias. Ao mesmo tempo, permite a produção simultânea de vários modelos de calçado de diferentes construções e, assim, a produção efetiva de pequenos lotes de diferentes estilos.

 PROXIMIDADE NA PRODUÇÃO CPPS
Para o BeinCPPS foi selecionado um dos resultados o HSSF para integrar os CPPS nos processos produtivos e de manutenção. O sistema é composto por três linhas de produção ligadas entre si, por um manipulador em cada linha e múltiplos postos de trabalho.

A tecnologia de informação e comunicação (TIC) do HSSF contém vários controladores programáveis (PLCs) ligados a sensores na linha de produção, que podem ser configurados usando o programa SmartSL (sistema desenvolvido para o efeito). No BeinCPPs a integração dos CPPS permite ler, armazenar e analisar os sinais gerados pelos manipuladores e postos de trabalho. Toda esta informação permite gerar alertas e informação sobre o sistema, detetando previamente a possibilidade de ocorrência de falhas e permitindo um planeamento mais eficaz da produção.




ANTECIPAR FALHAS DO SISTEMA
O projeto visa usar esses resultados na definição dos indicadores de desempenho de (KPIs) de produção e treinar um modelo de máquina de aprendizagem capaz de reconhecer e enviar alertas que previnem a ocorrência da falha real.  Também foi previsto o desenvolvimento de uma interface apelativa, interativa e de fácil utilização, permitindo que os colaboradores da Kyaia utilizem esta informação de forma imediata na tomada de decisão e na realização das suas tarefas. As soluções do BEinCPPS devem reduzir o tempo não operacional de cada linha e sistema de produção, aumentar a eficiência dos postos de trabalho e reduzir, no geral, os custos de manutenção.

O BEinCPPS tem como objetivo global melhorar a adoção de sistemas de produção ciber-físicos (CPPSs) na Europa, através da criação e consolidação de ecossistemas regionais de inovação orientados para a CPS, constituídos por centros de competência, empresas de produção e PMEs de tecnologias da informação (TI). Neste contexto e sob a iniciativa europeia I4MS, a região Norte está também a preparar o lançamento de um “Digital Innovation Hub” (DIH). Ao mesmo tempo, o CTCP está a fazer todos os esforços para identificar os desafios e as necessidades de formação que esta "4ª revolução industrial" representa, a diferentes níveis da edução e formação, incluindo o ensino secundário e universitário e a formação profissional, para envolvimento dos trabalhadores e a adoção deste novo paradigma de produção.

O projeto BEINCPPS será executado até 31/10/2018.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO EM:www.beincpps.eu




Fonte: ctcp
5571

Voltar